MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO E CANAL DE COMERCIALIZAÇÃO DO TOMATE NA CIDADE DE MOSSORÓ – RN
Abstract
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 415 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-520092929 1073786111 9 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-hansi-font-family:Calibri;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->Estudar o processo de comercialização de um produto agrícola em uma cidade é importante, pois possibilita geração de conhecimento do mercado do produto selecionado Este trabalho tem como objetivos mensurar às margens de comercialização e identificar os canais de comercialização do tomate na cidade de Mossoró-RN. Diversos agentes intermediários de comercialização foram entrevistados. Verificou-se que são vários municípios que abastecem a cidade de Mossoró de tomate, entre os meses de julho e dezembro, bem como obteve uma margem de comercialização relativa de 65,79%. Conclui que entre os meses de julho e dezembro, o mercado local é bastante competitivo; ao passo que, entre janeiro e junho, perde esse caráter competitivo, já que o tomate é importado dos estados de Goiás e São Paulo