MAMONA CONSORCIADA COM GIRASSOL EM PLANTIOS DEFASADOS: HABILIDADE COMPETITIVA

Authors

  • Ciro de Miranda Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Aires Sizenando Filho Universidade Federal do Ceará
  • Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto Universidade Federal do Ceará

Abstract

Um ensaio de campo foi conduzido nos anos agrícolas de 2008, 2009 e 2010, com objetivo de avaliar os efeitos das épocas defasagem no plantio do girassol (Helianthus annus L.) em relação a mamona (Ricinus communis L.) nos sistemas consorciados no concerne a eficiência biológica. O delineamento utilizado no experimento foi blocos ao acaso com 6 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos analisados foram plantios defasados do girassol em 0; 7; 14 e 21 dias em relação a mamona, e cultivos isolados da mamona e girassol. O sistema de consorciação foi avaliado dos índices, a saber: CAR, RC, A, PGAR. O Coeficiente de Adensamento Relativo (CAR) possibilitou identificar os tratamentos 0DAPM, como vantajosas para 2008 a 2010, e no combinado para os sistemas consorciados. O uso do “A”, e RC permitiram classificar à mamona como cultura dominante sobre o girassol, apenas aos 21DAPM em 2008. Para 2009 a mamona apresentou superioridade na utilização dos recursos do ambiente em comparação ao girassol mediante “A”, e RC . Para 2010 apenas as 14DAPM e 21DAPM proporcionaram vantagens competitiva da mamona em relação a seu consorte o girassol mediante “A”, e RC. Todos os tratamentos em plantio defasados do girassol consorciado com mamona 2008, 2009 e combinado apresentaram UET e PGAR vantajosos para associação entre culturas. Em 2010 apenas da primeira e segunda data de plantios defasados proporcionaram vantagem para associação entre culturas para UET e PGAR. Uso dos índices de habilidade competitiva na avaliação do sistema de consorciação classifica a mamona como cultura dominante sobre o girassol na utilização dos recursos do ambiente

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ciro de Miranda Pinto, Universidade Federal do Ceará

Na graduação desenvolvi tratabalhos com estresse hídrico e salino em plantas cultivadas em casa de vegetação do departamento de Fitotecnia. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará.

Mestrado em Fitotecnia/Concentração em Fisiologia da Produção Vegetal/Curso de Pós-graduação em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalho desenvolvido com as culturas da mamona, gergelim e amendoim submetidos a ciclos de deficiência hídrica.

Doutorando em Agronomia/Fitotecnia/ Curso de Pós-graduação em Fitotecnia/UFC. Trabalhos desenvolvidos manejo cultural da mamona consorciada com algodão, gergelim, girassol, feijão caupi e milho em regime de sequeiro. Exp1: Mamona consorciada com girassol em arranjo espacial (2008 a 2010). Exp2: Mamona consorcida com girassol em plantios defasados (2008 a 2010). Exp. 3: Mamona consorciada com algodão, feijão caupi, gergelim e milho (2010).

 

Published

03-03-2011

How to Cite

PINTO, C. de M.; SIZENANDO FILHO, F. A.; PINTO, O. R. de O. MAMONA CONSORCIADA COM GIRASSOL EM PLANTIOS DEFASADOS: HABILIDADE COMPETITIVA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 17–26, 2011. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/818. Acesso em: 19 dec. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>