Efeito de intervalos de aplicação de urina bovina na produção de alface em cultivo protegido

Autores/as

  • Thiago Alberto Sousa de Alencar Universidade Federal do Tocantins
  • Aline Torquato Tavares Universidade Federal do Tocantins
  • Prínscilla Pâmela Nunes Chaves Universidade Federal do Tocantins
  • Tiago Alves Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Ildon Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

Resumen

O estudo foi conduzido na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Gurupi-TO, com propósito de avaliar os efeitos de intervalos de aplicação de urina de vaca, sobre a produção de alface, cultivar ‘Elba’. O experimento constituiu-se de cinco tratamentos: 1 – Apenas adubação mineral de base (testemunha); três diferentes intervalos de aplicação da urina de vaca em solução (2 – Aplicação da urina a cada cinco dias; 3 – Aplicação da urina a cada dez dias e 4 – Aplicação da urina a cada quinze dias); e 5 – Adubação convencional. O experimento foi implantado em ambiente protegido, utilizando-se delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Ao longo do ciclo avaliou-se o estado do nitrogênio foliar e na colheita, o número de folhas, massa fresca e seca de folhas, comprimento de caule, massa fresca e seca de caule, massa fresca e seca de raízes, volume de cabeça, massa fresca e seca de cabeça, produtividade comercial e quantidade de N em massa seca da folha. Quando aplicadas em intervalos de cinco e quinze dias, a solução de urina proporcionou respostas relevantes para todas as características fitotécnicas avaliadas. O resultado de índice de clorofila foliar (ICF) foi significativo em relação à aplicação da solução de urina de vaca. A solução de urina de vaca constitui uma importante alternativa de adubação da alface para produção orgânica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Alberto Sousa de Alencar, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2010). Atualmente é Coordenador de Campo na empresa Grupo Mizote em Roda Velha-BA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, e nas culturas de Algodão, Soja e Milho.

Aline Torquato Tavares, Universidade Federal do Tocantins

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Mestranda em Produção Vegetal na Universidade Federal do Tocantins-UFT na cidade de Gurupi-TO

Prínscilla Pâmela Nunes Chaves, Universidade Federal do Tocantins

Discente em agronomia pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente trabalha com melhoramento genético e fitopatologia em hortaliças.

Tiago Alves Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Discente de Eng . Agronomica - UFT, atualmente trabalha com Olericultura / Plantas Medicinais, Produção de Mudas e Agricultura Familiar.

Ildon Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Tocantins (2001), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é professor Adjunto III da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT. É membro do Comitê Interno de Avaliação de projetos PIBIC (desde de 2008) e do Colegiado do Curso de Mestrado em Produção Vegetal da UFT (desde de 2009). Tem experiência na área de Agronomia/Genética e Melhoramento Vegetal/Fitotecnia/Olericultura, trabalhando principalmente com as culturas do tomate, pimentão, alface e batata-doce. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

Publicado

2012-09-11

Cómo citar

ALENCAR, T. A. S. de; TAVARES, A. T.; CHAVES, P. P. N.; FERREIRA, T. A.; NASCIMENTO, I. R. do. Efeito de intervalos de aplicação de urina bovina na produção de alface em cultivo protegido. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 53–67, 2012. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1337. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a