LA PRODUCION DE LA FORRAGEN HIDROPÔNICA DE MAIZ EN FUNCION DE LA CONCENTRACIONES DE BIOFERTILIZANTE Y DENSIDAD DE LA SEMILLAS

Autores/as

  • Lisiane Lucena Bezerra UFERSA
  • Dalila Regina Mota de Melo
  • Doralice Fernandes
  • Raimundo Andrade
  • José Geraldo Rodrigues dos Santos

Resumen

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a produção e qualidade nutricional da forragem hidropônica de milho sob diferentes concentrações de biofertilizantes e densidade de semeio. O trabalho foi realizado, em condições de campo, na Escola Agrotécnica do Cajueiro, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), pertencente à Universidade Estadual da Paraíba; O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 15 tratamentos, em esquema fatorial 7x3. Foram estudados os efeitos de 7 concentrações de biofertilizante (C1 = 0ml/L-1; C2 = 3ml/L-1; C3 = 6ml/L-¹; C4 = 9ml/L-1; C5 = 12ml/L-1; C6 = 15ml/L-1 e C7 = 18ml/L-1de água) e de 3 quantidades de sementes (Q1 = 1,5 kg m2 ; Q2 = 2,0 kg m² e Q3 = 2,5 kg m² de canteiro). O referido trabalho permitiu as seguintes conclusões: A produção de forragem hidropônica de milho aumentou até uma concentração de biofertilizante ótimo de 10,7 ml/L havendo redução a partir deste limite; O aumento da produção de forragem hidropônica de milho foi proporcional ao aumento da quantidade de sementes; A matéria seca da forragem hidropônica decresceu com o aumento da concentração de biofertilizante, havendo redução de até 24%, em relação a testemunha; A matéria seca aumentou até uma quantidade ótima de sementes de 1,72 kg/m2 havendo redução a partir deste limite; As cinzas da forragem hidropônica aumentaram até uma concentração de biofertilizante ótimo de 7,6 ml/L, havendo redução a partir deste limite; 6. As cinzas da forragem hidropônica aumentaram até uma quantidade de sementes ótima de 2,0 kg/m2 , havendo redução a partir deste limite.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-10-29

Cómo citar

BEZERRA, L. L.; MELO, D. R. M. de; FERNANDES, D.; ANDRADE, R.; SANTOS, J. G. R. dos. LA PRODUCION DE LA FORRAGEN HIDROPÔNICA DE MAIZ EN FUNCION DE LA CONCENTRACIONES DE BIOFERTILIZANTE Y DENSIDAD DE LA SEMILLAS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 100–116, 2008. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/137. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3