Diagnóstico do uso de leguminosas em propriedades rurais no município de Aparecida-PB

Autores/as

  • Evandro Manoel silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
  • Elysson Marcks Gonçalves Andrade UFCUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG),G
  • Emanuel Abrantes Dantas Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
  • Rodolfo Rodrigo de Almeida Lacerda Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
  • Kilson Pinheiro Lopes

Resumen

As plantas leguminosas são altamente representativas na contribuição de sobrevivência de pequenos agricultores e proprietários rurais na região semiárida do Nordeste brasileiro. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico das principais espécies de plantas da família Leguminosae exploradas em propriedades rurais do município de Aparecida, Paraíba, com base nas suas utilidades e métodos de cultivo. A pesquisa foi realizada através de questionamentos diretos com trinta produtores em dez propriedades rurais localizadas no referido município. Os resultados indicaram que no município são exploradas as seguintes leguminosas: feijão-caupi, jurema-preta, jurema-branca, catingueira, angico, algaroba e pau-ferro, tendo suas utilidades voltadas para a produção de grãos, produção de forragens, cobertura morta do solo, rotação de cultura, consórcio, fins medicinais, fornecimento de lenha e madeira para construções e manutenções de cercas e currais. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evandro Manoel silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),

Estudantes de Agronomia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Pombal - PB, CEP: 58.840-000, e-mail: evandroagoman@hotmail.com.

Publicado

2012-11-28

Cómo citar

SILVA, E. M.; ANDRADE, E. M. G.; DANTAS, E. A.; LACERDA, R. R. de A.; LOPES, K. P. Diagnóstico do uso de leguminosas em propriedades rurais no município de Aparecida-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 212–217, 2012. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1765. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>