Uso de leguminosas como fonte alternativa de N nos agroecossistemas

Autores/as

  • Natanael Santiago Pereira INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • Ismail Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Eva Sara Santiago Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Resumen

A adubação verde é uma alternativa como fonte de nitrogênio (N) para as culturas por ser uma das práticas mais simples de adubação orgânica. Nesse sentido, a utilização de espécies da família das leguminosas tem sido considerada como alternativa promissora para atender a demanda de N das culturas, devido ao potencial de muitas dessas espécies em fixar simbioticamente o N atmosférico. O objetivo com esta revisão foi levantar os benefícios da utilização de espécies de leguminosas como adubos verdes e os resultados dos diferentes estudos sobre avaliação do potencial dessas espécies como fonte alternativa de N nos agroecossistemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natanael Santiago Pereira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Natanael Santiago Pereira, Engenheiro Agrônomo - M.Sc. em Agronomia (Solos e Nutrição de plantas), Resp. Tec. pelo Laboratório de solos, água e tecidos vegetais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte.

Ismail Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor Associado do Departamento de Ciências do Solo, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará. Campus do PICI, Caixa Postal 137, 59625-900,Fortaleza-CE, E-mail: ismail@ufc.br.

Eva Sara Santiago Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Estudante do curso de Ecologia da Universidade Federal do Semi-Árido, Mossoró-RN, Email: evasarasantiago@hotmail.com

Publicado

2013-04-29

Cómo citar

PEREIRA, N. S.; SOARES, I.; PEREIRA, E. S. S. Uso de leguminosas como fonte alternativa de N nos agroecossistemas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 36–40, 2013. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1850. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA