A Eficiência dos Serviços Prestados Pelos Operadores Logísticos a Empresa de Plásticos em Joinville - SC
DOI:
https://doi.org/10.18378/rvads.v9i2.2704Resumen
Atualmente os serviços de entrega de mercadorias da empresa de plásticos em Joinville são realizados por empresas terceirizadas, denominadas de operadores logísticos. Após a contratação das mesmas é que surgem problemas, como: Extravios de materiais, mudanças de rotas e atrasos de mercadorias. Diante disso, foi considerada a possibilidade de estudar a viabilidade, de melhoraria da eficiência dos serviços prestados pelos operadores logísticos à empresa de plásticos de Joinville; propondo assim, a identificação de medidas que visam à diminuição dos problemas no transporte de mercadorias. O ambiente empresarial esta cada vez mais competitivo, obrigando as empresas a cumprir os prazos de entrega de mercadorias conforme contratação do serviço. Este trabalho tem como objeto a identificação de falhas dos operadores logísticos de entrega de mercadorias da empresa de plásticos em Joinville - SC, visando a busca por melhorias quanto à satisfação dos clientes, em relação a distribuição de suas mercadorias com um processo qualificado, buscando assim o modelo operacional utilizado e principalmente o motivo pelo qual os mesmos constituem um número elevado de entregas das mercadorias com atraso. A partir do estudo realizado, observou-se que os serviços prestados pelos operadores logísticos terceirizados a empresa de plásticos de Joinville – SC, não estão suprindo as necessidades da empresa contratante, onde as principais falhas dos operadores logísticos foram: ausência de treinamento de funcionários, o uso incorreto de equipamentos logísticos, dificuldades de comunicação por meio digital, atrasos nas entregas, entregas de produtos trocados, perdas e avarias na distribuição de seus produtos e má organização nos armazéns de distribuição. Conclui-se que para atingir um nível de eficiência satisfatório é necessário que os operadores logísticos definam inicialmente suas regiões de atendimento, conforme sua infraestrutura (locais de armazenagem, veículos e equipamentos). Já as transportadoras de pequeno porte deve limitar-se a sua área de atuação, diminuindo sua extensão de atendimento podendo assim se especializar, diminuir seus erros e tornar-se mais competitivo, através de preços e prazos com seus concorrentes.