Currículo da EJA: um caminho para o desenvolvimento social e econômico?
Palabras clave:
EJA, Currículo, Economia SolidáriaResumen
O trabalho tem como título “Currículo da EJA: um caminho para o desenvolvimento social e econômico?”. A pesquisa, tendo como tema “Currículo da EJA e economia solidária”, se efetuou através da seguinte indagação: O currículo da EJA atende aos educandos numa perspectiva solidária? O estudo propõe ofertar respostas à questão, objetivando realizar aproximações entre currículo e economia solidária na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, realiza-se uma análise documental da “Proposta Curricular para o 1° Seguimento da Educação de Jovens e Adultos”, intencionando estabelecer caminhos que liguem os conhecimentos propostos pelo currículo da EJA a um desenvolvimento social e econômico dos jovens e adultos que buscam essa modalidade de ensino. O trabalho, a partir de estudos bibliográficos, comporta discussões conceituais sobre currículo e economia solidária; realiza uma breve abordagem histórica sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, para, em seguida, fomentar aproximações entre o currículo da EJA e os fundamentos da economia solidária, na tentativa de refletir o papel da EJA na formação voltada para a geração de renda. Por fim, realiza-se a análise da Proposta Curricular para o 1° Seguimento da Educação de Jovens e Adultos a fim de compreender se o currículo da EJA tem colaborado para o desenvolvimento social e econômico dos educandos.