Desenvolvimento de um kit de reator de leito fixo de bagaço de cana-de-açúcar para uso didático

Autores/as

  • Rafaelle Santiago
  • Francisco Klebson Gomes Santos UFERSA
  • Ricardo Leite
  • Edna Aroucha
  • Andarair Santos

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3351

Palabras clave:

Reator, Bagaço de cana-de-açúcar, Leito fixo.

Resumen

É de fundamental importância o desenvolvimento de práticas de laboratório nos cursos de engenharia, porém os altos custos dos kits didáticos muitas vezes inviabilizam sua aquisição. No entanto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um kit para aulas de cinética e reatores, utilizando materiais de fácil aquisição e com caráter ambiental, uma vez que o leito fixo é composto por bagaço de cana-de-açúcar. Para estudar a cinética, variou-se o volume de álcool etílico alimentado e a altura de leito fixo no reator, observando o comportamento do rendimento e da produtividade. Avaliou-se a influência da adição do álcool etílico e ácido acético na produção deste e avaliou-se a atividade operacional do recheio através do reuso do mesmo. A acidez do produto aumentou com o passar do tempo e após cerca de 12 horas manteve-se constante. O rendimento teve um aumento proporcional à diminuição do volume de alimentação e ao aumento da altura do leito fixo. Aplicando os valores obtidos em modelos de cinética de primeira e segunda ordem, concluiu-se que o modelo cinético de primeira ordem se ajustou melhor aos dados obtidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-07-12

Cómo citar

SANTIAGO, R.; SANTOS, F. K. G.; LEITE, R.; AROUCHA, E.; SANTOS, A. Desenvolvimento de um kit de reator de leito fixo de bagaço de cana-de-açúcar para uso didático. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 106–112, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i2.3351. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3351. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a