EFEITO DO ESTRESSE CALÓRICO NO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE VACAS LEITEIRAS.

Autores/as

  • Yamina Coentro Montaldo ufal
  • Francisco Renalvo de Almeida Ferro
  • Cícero Cerqueira Cavalcanti Neto
  • Manoel da Rocha Toledo Filho
  • Simona Teobaldo Sanchez Ferri

Resumen

Esta revisão bibliográfica aborda a magnitude dos efeitos do estresse calórico sobre a reprodução em vacas de alta produção de leite nos climas tropicais e subtropicais, causadores dos perigos ao êxito produtivo para os criadores, sendo ocasionados pelas condições climáticas como altas temperaturas associadas a altas umidades relativas, ventos e radiação solar. Citaram-se dados sobre os diferentes casos nas regiões que possuem ambientes térmicos desfavoráveis. As metodologias utilizadas foram pesquisas em livros, teses nacionais e do exterior e artigos. Os efeitos do estresse calórico no desempenho reprodutivo de vacas leiteiras são vários: largos ciclos estrais; diminuição nas horas de cio; falha nas manifestações de cio causada pela indisponibilidade física e por desvios hormonais dificultando o trabalho dos tratadores quanto à inseminação artificial como também a monta natural; inseminações e montas sem concepção devido à baixa qualidade do sêmen e às ovulações inférteis, causadas por desníveis de gonadotrofinas e esteróides sexuais; cistos ovarianos, causados pelos mesmos desníveis hormonais; desenvolvimento embrionário e gestação comprometidos pelo baixo fluxo sanguíneo uterino e pelo aumento da temperatura do útero como também pelas alterações nos níveis de progesterona, passando o embrião por desenvolvimento precário, não secretando este proteínas essenciais à termólise e ao reconhecimento materno, tendo como conseqüência a mortalidade;

As novilhas, em estresse calórico, mantém a gestação quando de não prolongamento de estresse. As vacas zebuínas apresentam efeitos adversos no inverno. As alternativas para atenuar os efeitos do estresse calórico na reprodução são diversas, indo do planejamento de instalações até a transferência de embriões criopreservados ou in natura. Concluiu-se que, ante a ameaça do aquecimento global, são cruciais sistemas de manejo bem planejados e soluções de base como o melhoramento e a arborização, como sistemas silvipastoris, os quais aumentam o conforto térmico e, conseqüentemente, os índices fisiológicos.

 

 Palavras-chave: reprodução, estresse calórico, vacas leiteiras.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-09-23

Cómo citar

MONTALDO, Y. C.; ALMEIDA FERRO, F. R. de; CAVALCANTI NETO, C. C.; TOLEDO FILHO, M. da R.; SANCHEZ FERRI, S. T. EFEITO DO ESTRESSE CALÓRICO NO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE VACAS LEITEIRAS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 01–25, 2010. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/419. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA

Artículos más leídos del mismo autor/a