A educação ambiental como instrumento de sensibilização para reutilização de resíduos sólidos

Autores/as

  • Elicarla Barbosa Moitinho Universidade Federal de Campina Grande
  • Gabriella Moreira Campos Universidade Federal de Campina Grande
  • Igor Bruno Machado Universidade Federal de Campina Grande
  • Dayane Mayara Figueredo Universidade Federal de Campina Grande
  • Icaro Matheus França Mendes Universidade Federal de Campina Grande
  • Ricélia Maria Marinho Sales Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v12i5.5585

Palabras clave:

Cidadania planetária, Estratégias, Relação sociedade-natureza.

Resumen

A inserção da educação ambiental no recinto escolar tem grande relevância nas mobilizações efetivas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, objetivou-se desenvolver estratégias de sensibilização para disseminação dos princípios da educação ambiental junto a discentes do ensino médio de uma escola estadual situada em Pombal, Paraíba. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em três etapas: a observação não participante; a realização de rodas de conversas com elementos estruturados visando à quantificação; e a inserção de atividades de reutilização de resíduos sólidos, objetivando iniciar um processo de sensibilização dos estudantes a partir da prática. Os resultados da análise revelaram que a Educação Ambiental no ambiente escolar se dá de maneira sucinta, contribuindo com uma lacuna que dificulta a compreensão de integração entre a natureza e a sociedade, ressaltando apenas a ideia de que as questões ambientais resumem-se apenas às noções do conservadorismo e da natureza como algo intocável, desenraizando a responsabilidade de cada indivíduo na construção de uma identidade planetária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 22 de Jan. 2018.

BRUM, D. P.; SILVEIRA, D. D. Educação ambiental na escola: Da coleta seletiva do lixo ao aproveitamento do resíduo orgânico. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.4, n.4, p.608-617, 2011.

DIMOTAKIS, N.; MITCHELL, D.; MAURER, T. Positive and Negative Assessment CenterFeedback in Relation to Development Self-Efficacy, Feedback Seeking, and Promotion. Journal of Applied Psychology, American Psychology Association, v.102, n.11, p. 1-14, 2017.

HENRIQUES, R.; TRAJBER, S; LIPAI, E. M.; CHAMUSCA, A. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. CADERNOS SECAD 1. Brasília – DF: Ministério da Educação, 2007.

JACOBI, P. R.; TRISTÃO, M.; FRANCO, M. I. G. C. A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: Participação e engajamento. Cad. Cedes, Campinas, v.29, n.77, p.63-79, 2009.

LENZI, C. L. Para uma imaginação sociológica da ecologia: uma análise do pensamento de Anthony Giddens. Revista Ambiente e Sociedade. v.9, n.1, 2006.

MARTINS, F. J.; SOLDÁ, M.; PEREIRA, N. F. F. Interdisciplinaridade: da totalidade à prática pedagógica. Revista Interdisciplinar em Ciências Humanas, INTERthesis, v.14, n.1, p.01-18, 2017.

MONNERAT, C. P.; SILVA, L. F.; SOUZA, D. K.; AGUIAR, R. C. B.; CURSINO, E. G.; PACHECO, S. T. A. Estratégia de educação em saúde com familiares de crianças em uso contínuo de medicamentos. Revista de Enfermagem UFPE (online), v.10, n. 11, p.3814 -3823, 2016.

SAMPAIO, J.; SANTOS, G. C.; AGOSTINI, M.; SALVADOR, A. S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado da saúde: uma experiência com jovens no Sertão pernambucano. Interface (Botucatu), v.18, n.2, p.1299-1312, 2014.

SANTOS, A. S. F.; AGNELLI, J. A. M.; MANRICH, S. Tendências e desafios da reciclagem de embalagens plásticas. Ciência e Tecnologia, v.14, n5, p.307-312, 2004.

SARAIVA, V. M.; NASCIMENTO, K. R. P. do; COSTA, R. K. P. da. A prática pedagógica do ensino de educação ambiental: nas escolas públicas de joão câmara- RN. Holos, João Câmara Rn, v.2, p.81-93, 2011.

SOARES, J. C. Educação ambiental na educação infantil: Brincadeiras com a turma do “sapinho amigo”. 2016, 89f. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2016.

VALDANHA NETO, D.; KAWASAKI, C. S. A temática ambiental em documentos curriculares nacionais do ensino médio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., v.17, n.2, p.483-499, 2015.

ZANETTI, I. C. B. B; SÁ, L. M. A educação ambiental como instrumento de mudança na concepção de gestão dos resíduos sólidos domiciliares e na preservação do meio ambiente. 2002. Dissertação, Universidade de Brasília, Brasília, 2002.

Publicado

2017-12-01

Cómo citar

MOITINHO, E. B.; CAMPOS, G. M.; MACHADO, I. B.; FIGUEREDO, D. M.; MENDES, I. M. F.; SALES, R. M. M. A educação ambiental como instrumento de sensibilização para reutilização de resíduos sólidos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 874–878, 2017. DOI: 10.18378/rvads.v12i5.5585. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/5585. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS DE EVENTOS