A educação ambiental como instrumento de sensibilização para reutilização de resíduos sólidos

Autores

  • Elicarla Barbosa Moitinho Universidade Federal de Campina Grande
  • Gabriella Moreira Campos Universidade Federal de Campina Grande
  • Igor Bruno Machado Universidade Federal de Campina Grande
  • Dayane Mayara Figueredo Universidade Federal de Campina Grande
  • Icaro Matheus França Mendes Universidade Federal de Campina Grande
  • Ricélia Maria Marinho Sales Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v12i5.5585

Palavras-chave:

Cidadania planetária, Estratégias, Relação sociedade-natureza.

Resumo

A inserção da educação ambiental no recinto escolar tem grande relevância nas mobilizações efetivas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, objetivou-se desenvolver estratégias de sensibilização para disseminação dos princípios da educação ambiental junto a discentes do ensino médio de uma escola estadual situada em Pombal, Paraíba. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em três etapas: a observação não participante; a realização de rodas de conversas com elementos estruturados visando à quantificação; e a inserção de atividades de reutilização de resíduos sólidos, objetivando iniciar um processo de sensibilização dos estudantes a partir da prática. Os resultados da análise revelaram que a Educação Ambiental no ambiente escolar se dá de maneira sucinta, contribuindo com uma lacuna que dificulta a compreensão de integração entre a natureza e a sociedade, ressaltando apenas a ideia de que as questões ambientais resumem-se apenas às noções do conservadorismo e da natureza como algo intocável, desenraizando a responsabilidade de cada indivíduo na construção de uma identidade planetária.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

MOITINHO, E. B.; CAMPOS, G. M.; MACHADO, I. B.; FIGUEREDO, D. M.; MENDES, I. M. F.; SALES, R. M. M. A educação ambiental como instrumento de sensibilização para reutilização de resíduos sólidos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 874–878, 2017. DOI: 10.18378/rvads.v12i5.5585. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/5585. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE EVENTOS