Educação Ambiental: composição química de águas minerais relacionados aos elementos da tabela periódica

Autores/as

  • Adriana Tavares dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4314-6395
  • Priscila Tamiasso Martinhon Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angela Sanches Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Célia Regina Sousa da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v13i5.6212

Palabras clave:

água potável, análise de rótulos, ensino de química

Resumen

A educação ambiental está entre os temas transversais que devem ser contemplados durante a escolarização. Uma maneira de abordar a educação ambiental é a interdisciplinaridade, relacionando os diferentes temas propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais aos conteúdos formais de cada disciplina. No presente trabalho, foram realizadas atividades pedagógicas em aulas de química, com objetivo de relacionar a composição química de águas minerais comerciais, de diferentes marcas, aos elementos da tabela periódica, de modo a promover o ensino de química integrado à educação ambiental. O público alvo foram alunos do nono ano do ensino fundamental, com idades entre 13 e 15 anos de uma escola da rede particular do Rio de Janeiro. A metodologia consistiu na apresentação das características da água potável, seguida da análise de rótulos de águas minerais comerciais, sendo que os alunos deveriam identificar os elementos e substâncias presentes, com as respectivas concentrações. Os argumentos que embasaram a análise discente dialogaram com referenciais teóricos epistemológicos previamente selecionados, com base na transversalidade e interdisciplinaridade. Os alunos relataram que nunca tinham observado anteriormente o rótulo de uma garrafa de água mineral, e, após a prática, perceberam a quantidade de informações presentes no mesmo, que remetiam ao assunto estudado na aula sobre a tabela periódica. O professor norteou uma discussão na qual foi feita uma correlação entre o local da fonte de água e sua composição química, dando ênfase à importância da preservação das fontes naturais e da variedade de diferentes águas minerais existentes, relacionadas inerentes ao local no qual elas se encontram.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Tavares dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

GIEESAA - UFRJ

Citas

ALVES, A. A. R.; BARBOSA, E. A utilização de rótulos e embalagens como abordagem didática para o ensino de conteúdos de química no Ensino Médio, XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ) Florianópolis, 2016.

ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da diretoria colegiada- RDC nº 198 de 16 de outubro de 2017. Disponível em: . Acessado em: 22 nov 2018.

AUGUSTO, T. G. DA S.; CALDEIRA, A. M. DE A.; CALUZI, J. J.; NARDI, R. Interdisciplinaridade: concepções de Professores da área ciências da natureza Em formação em serviço. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1998a.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais. Brasília, 1998b.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências naturais: ensino de quinta a oitava séries. Brasília, 1998c.

FREIRE, M. S.; SILVA JÚNIOR, G. A.; SILVA, M. G. L. Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química. Acta Scientiae, v. 13, n.1, p.106-120, 2011.

GONÇALVES, A. C. S. O papel da experienciação no ensino de eletroquímica: contexto e reflexões sobre a prática docente de uma licencianda em química. Rio de Janeiro, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de janeiro, 2016.

GROCHOWSKI, C. L. K.; PERES, O. M. R., Os rótulos nutricionais com recurso didático no ensino de ciências. Cadernos PDE, os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE-Artigos, v. 1, 2013, 20 p.,

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 56/Bsb, de 14 de março de 1977. Aprova normas e o padrão de potabilidade da água a serem observados em todo o território nacional. Diário Oficial União. 22 mar. 1977.

MORAES, S. E. Interdisciplinaridade e transversalidade mediante projetos temáticos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 86, n. 213/214, p. 38-54, 2005.

MOZETO, A. A.; JARDIM, W. F. A QUÍMICA AMBIENTAL NO BRASIL. Química Nova, v. 25, Supl. 1, p. 7-11, 2002.

NEVES, A. P.; GUIMARÃES, P. I. C.; MERÇON, F., Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química, Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, 2009.

REBELO, M. A. P.; ARAUJO, N. C., Águas minerais de algumas fontes naturais brasileiras. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 45, n. 3, 1999.

SILVA, R. S.; MORAES, S. E.; FECHINE, P. B. A. Interdisciplinaridade, transversalidade e abordagem CTS no ensino de química por meio de projetos temáticos. Revista Científica Internacional, v 25, n. 1, p. 123-147, 2013.

Publicado

2018-12-01

Cómo citar

SANTOS, A. T. dos; MARTINHON, P. T.; ROCHA, A. S.; SILVA, C. R. S. da. Educação Ambiental: composição química de águas minerais relacionados aos elementos da tabela periódica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 666–671, 2018. DOI: 10.18378/rvads.v13i5.6212. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/6212. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

XV Congresso Nacional de Meio Ambiente