Agroecologia no contexto educacional do Ceará

agregando saberes populares à educação

Autores

  • Francisca Pereira Paiva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza
  • Maria Ivanilda de Aguiar Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção https://orcid.org/0000-0002-6147-2621

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v18i5.10159

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação curricular, Educação popular

Resumo

Este texto tem o objetivo de provocar no âmbito acadêmico o debate acerca da agroecologia no contexto educacional do Ceará. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática de literatura, construída com base em dados bibliográficos, o estudo se apresenta como um encontro contextualizado com a temática. Utilizou-se artigos registrados na base Google Acadêmico para identificar a existência de pesquisas sobre agroecologia no contexto escolar, bem como os dados de experiência consolidada de elaboração e saberes de projetos experienciados.  A partir da análise das produções acadêmicas encontradas constatou-se uma quantidade de trabalhos sobre agroecologia nas escolas no Ceará de 0,30% evidenciando que a essa dimensão da agroecologia na prática do ambiente escolar está sendo dispensada pouca atenção nas atividades e currículos acadêmicos. Com isso, o trabalho apresenta uma discussão sobre o tema, a fim de que se impulsione as tessituras no meio acadêmico e a construção de um pensamento de atribuir maior apreço do saber como fator de desenvolvimento humano, econômico, social e proteção ambiental.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

PAIVA, F. P.; AGUIAR, M. I. de. Agroecologia no contexto educacional do Ceará: agregando saberes populares à educação. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 18, n. 5, p. 137–143, 2023. DOI: 10.18378/rvads.v18i5.10159. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/10159. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO

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