APLICAÇÃO DOS MODELOS RUSLE E WEPP PARA A ESTIMATIVA DA EROSÃO HÍDRICA EM MICROBACIA HIDROGRÁFICA DE VIÇOSA (MG)

Autores

  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Renata del Giudice Rodriguez UFV
  • Luiz Gustavo Nascentes Baena ANA
  • Flávio Gonçalves de Oliveira UFMG
  • Fernando Falco Pruski UFV

Palavras-chave:

manejo de bacias hidrográficas, escoamento superficial, modelagem, perda de solo e água

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar as perdas de solo e água medidas em uma bacia experimental localizada em Viçosa (MG) com aquelas calculadas pelos modelos RUSLE e WEPP. Nas simulações realizadas, a bacia foi dividida em seis sub-bacias de acordo com as características de suas encostas. Nas simulações do WEPP dois diferentes valores foram considerados para a condutividade hidráulica do solo (K0): um igual à taxa de infiltração estável (Tie) medida (condição A) e outro calculado a partir de procedimentos internos do WEPP (condição B). A perda de água calculada na condição A foi próxima do valor medido, sendo que a condição B superestimou bastante este valor. A RUSLE calculou valor de perda de solo próximo ao medido. A condição B do WEPP estimou baixo valor de perda de solo, entretanto, maior que o observado. Na condição A, a perda de solo calculada foi nula, sendo próxima ao valor medido. Ambos modelos estimaram bem a perda de solo, contudo a RUSLE apresentou melhor estimativa. Sugere-se que os procedimentos internos de cálculo do WEPP devem ser cuidadosamente utilizados para condições brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Avelino Cecílio, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor Adjunto, Departamento de Engenharia Florestal, Área de recursos hídricos e manejo de bacias hidrográficas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Renata del Giudice Rodriguez, UFV

Egenheira Agronomia, D Sc.

Luiz Gustavo Nascentes Baena, ANA

Engenheiro Agrícola, D.Sc.

Flávio Gonçalves de Oliveira, UFMG

Engenheiro Agrícola, D.Sc.

Fernando Falco Pruski, UFV

Eng. Agrícola, D.Sc., Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola – UFV – Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

2009-03-24

Como Citar

CECÍLIO, R. A.; RODRIGUEZ, R. del G.; BAENA, L. G. N.; DE OLIVEIRA, F. G.; PRUSKI, F. F. APLICAÇÃO DOS MODELOS RUSLE E WEPP PARA A ESTIMATIVA DA EROSÃO HÍDRICA EM MICROBACIA HIDROGRÁFICA DE VIÇOSA (MG). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 39–45, 2009. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/169. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.