Sustentabilidade na alimentação escolar

o papel dos atores sociais

Autores

  • Ana Beatriz Goes Maia Marques Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon
  • Rozane Márcia Triches Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v17i3.9335

Palavras-chave:

Agricultura familiar, consumo sustentável, mercados institucionais

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o papel dos atores envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em viabilizar a alimentação sustentável. Dessa forma, se buscou entender quais preocupações, ações e mudanças que têm realizado ou almejado. Esta pesquisa de cunho qualitativo analisou 11 municípios paranaenses tomando como base a aquisição e não aquisição de alimentos orgânicos da agricultura familiar. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com agricultores familiares, gestores/as municipais, nutricionistas, diretores/as e cozinheiros/as de escolas, totalizando 50 entrevistados. Dentre as preocupações mais relatadas destacam-se a aplicação de insumos químicos nos alimentos, resíduos sólidos gerados, consumo de alimentos locais e menos industrializados e desperdício de alimentos. Sobre as ações e mudanças em direção a uma alimentação mais sustentável, os/as nutricionistas de municípios que adquirem alimentos orgânicos demonstraram maior entendimento sobre o assunto, enquanto que para secretários/as de educação e agricultores familiares não houve diferença nas respostas entre os municípios. Estas evidências apontam para a necessidade de formação e sensibilização dos/as atores sociais para que a alimentação escolar seja vetor de sustentabilidade.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

MARQUES, A. B. G. M.; TRICHES, R. M. Sustentabilidade na alimentação escolar: o papel dos atores sociais . Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 193–200, 2022. DOI: 10.18378/rvads.v17i3.9335. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/9335. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR