Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Normas Editoriais

ESTRUTURA DE ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AUTORES E COLABORADORES

O objetivo da escrita científica é mostrar ao leitor o principal achado e novas ideias de uma pesquisa ou estudo e tem como características:

  • clareza: uso de palavras e expressões simples;
  • concisão: ato de escrever com o menor número de palavras e de organizar o corpo do artigo com uma estrutura lógica para entendimento do leitor.

Visando orientar autores e colaboradores a COED elaborou normas para submissão de um artigo técnico-científico para as revistas Ciência da Informação.

  1. Título (e subtítulo se houver)
  • Máximo de 15 palavras;
  • em negrito;
  • 1ª letra em maiúscula;
  • deve ser claro e objetivo, mostrando o principal resultado do trabalho.
  1. Autoria
  • Informar no início do artigo
    • nome por extenso;
    • Última graduação, nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado e país;
    • Cargo e nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado e país.
      Exemplo:

Fabiene Castelo Branco Diógenes
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Divisão de Projetos de Inovação (Ibict/DPI), Brasília, DF, Brasil. 

Lena Vânia Ribeiro Pinheiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ibict/PPGCI – UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Icléia Thiesen
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Informar minicurrículo do(s) autor(es) no sistema eletrônico da revista, no item Autor dos metadados da submissão, no campo Resumo da Biografia, com as seguintes informaões:
    • Última graduação, nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado e país;
    • Cargo e nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado e país.
  1. Resumo, Abstract, Resumen 

(ABNT NBR 6022)

  • máximo de 250 palavras;
  • deve apresentar problema, solução e conclusões;
  • sequência de frases concisas e objetivas, contendo:
    • Contextualização: uma ou duas sentenças que identifique onde seu trabalho está inserido dentro da grande área;
    • Lacuna: sentença sobre o que ainda será trabalhado, o que necessita de pesquisa, o que ainda não foi entendido, o que ainda precisa ser estudado nesse campo de pesquisa;
    • Propósito: principal objetivo do trabalho, o que foi feito. Tem que ter ligação com a lacuna;
    • Metodologia: uma ou duas frases discorrendo sobre a metodologia utilizada;
    • Resultados: identifica os principais resultados da pesquisa;
    • Conclusões: como o resultado pode colaborar com o avanço da grande área em relação a sua área de pesquisa.
  • Observações
    • alguns resumos começam do item Propósito em diante. Três itens devem estar impreterivelmente nesta seção: propósito, resultados e conclusões;
    • para artigos de revisão, a contextualização e a lacuna são mais importantes, pois são diferentes de um artigo científico regular.
    • Apresentar resumo nos idiomas: português, inglês e espanhol.
  • Ordem de publicação de acordo com idioma do texto
  1. Português: Resumo, Abstract, Resumen;
  2. Inglês: Abstract, Resumo, Resumen;
  3. Espanhol: Resumen, Resumo, Abstract;
  4. Palavras-chave/Keywords/Palabras clave
  • mínimo de 3 e máximo de 5;
  • essencialmente relevantes e retiradas do texto;
  • não extrair do título;
  • separar as palavras por ponto (.).
    Exemplo:
    Competência informacional. Mediação da informação. Inclusão sociodigital.
  • Apresentar palavras-chave nos idiomas: Português, Inglês e Espanhol.
  1. Apresentação:
  • Número de páginas: máximo de 25 páginas;
  • Folha: tamanho A4;
  • Margens: 3 cm à esquerda e 2 cm acima, abaixo e à direita;
  • Fonte padrão: TIMES NEW ROMAN:
    • Títulos e subtítulos: tamanho 14 negrito;
    • corpo do texto: tamanho 12 normal;
    • citações diretas longas (mais de três linhas): tamanho 10, com recuo da margem esquerda de 4 cm; sem aspas ou itálico;
    • números de páginas, notas de rodapé e legendas: tamanho 10.
  • Espaçamento: duplo;
  • Seções do artigo: tamanho 12 em maiúsculas e em negrito, alinhadas à esquerda. Não são numeradas. Exemplo:

INTRODUÇÃO
MATERIAL E MÉTODOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
AGRADECIMENTOS

  • Subseções (apenas um subnível): tamanho 10 pt em maiúsculas e em negrito, alinhadas à esquerda:

ANÁLISE DOS ELEMENTOS DE PESQUISA

  • Corpo do texto: números de 0 a 10 são escritos por extenso. A partir do número 11 usar numerais.
  • Ilustrações
    • gráficos em MS Excel;
    • imagens em 600 DPIs (dots per inch = pontos por polegada).
  • Notas de rodapé
    • São indicações, observações, esclarecimentos ou complementações ao texto, feitas pelo autor.
    • As notas mencionadas no texto deverão constar no rodapé;
    • Ser objetivo ao colocar as informações na nota de rodapé.
  • Notas de referência
    • indicar documentos consultados ou outras partes de um documento em que o assunto foi abordado.
    • Evitar referenciar publicações que não foram consultadas diretamente (citação de citação – apud)
  • Notas explicativas
    • comentários, complementações ou traduções que interromperiam a sequência lógica, se colocadas no texto.
  1. Introdução
  • justifica e define o problema, anunciando o assunto;
  • resume o assunto e sua importância, apresentando a ideia geral;
  • discute brevemente a abordagem do trabalho, delimitando o tema, encerrando com a apresentação de hipóteses e objetivos;
  • não deve ser extensa e serve para que o leitor possa se familiarizar com o assunto:
    • Contextualização: grande área onde seu trabalho está inserido e qual a importância da grande área. Aqui definem-se termos, jargões etc.);
    • Lacuna: quais questões estão em aberto, quais as limitações ainda são existentes e precisam ser melhoradas;
    • Estado da arte: o que há de mais avançado na área da pesquisa em questão;
    • Propósito: quais os objetivos do trabalho e do estudo.
  1. Material e Métodos

Descreve os detalhes do delineamento da pesquisa e como foi conduzido o estudo. Na elaboração desta seção deve-se:

  • descrever com precisão e rigor os métodos, os materiais, as técnicas e os equipamentos utilizados;
  • fornecer informação sobre os métodos estatísticos utilizados e as transformações de dados, se for o caso;
  • referenciar técnicas e métodos já conhecidos;
  • evitar hipóteses e generalizações quando não estiverem embasadas nos elementos contidos no trabalho.
  1. Resultados e Discussão
  • os resultados obtidos devem ser apresentados de forma precisa e clara;
  • podem ser acompanhados de tabelas, gráficos, quadros ou figuras com valores estatísticos;
  • os dados experimentais obtidos podem ser analisados e relacionados com os principais problemas que existam sobre o assunto, dando subsídios para a conclusão;
  • a discussão deve relacionar causas e efeitos;
  • indicar as aplicações e limitações teóricas dos resultados obtidos;
  • apresentar novas perspectivas para a continuidade da pesquisa;
  • apresentar propostas ou sugestões para novas pesquisas de atuação em determinadas áreas.
  1. Conclusões
  • sintetizar argumentos que confirmam ou negam hipóteses;
  • dar ênfase para o principal resultado;
  • elaborar breve interpretação dos principais resultados;
  • mostrar a importância desses resultados para a grande área do trabalho.
  1. Apêndices
  • textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação;
  • devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (APÊNDICE A; APÊNDICE B), seguindo a paginação do texto principal e separados do texto por uma folha adicional, com indicação do seu início.
  1. Ilustrações

(ABNT NBR 14724)

  • incluem: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros;
  • as ilustrações devem fornecer informações suficientes para que o leitor possa compreendê-las sem a necessidade de uma contribuição significativa do texto;
  • palavras utilizadas nas figuras devem ser idênticas às utilizadas no texto quanto à capitalização, itálico e símbolos;
  • devem se apresentadas na ordem em que aparecem no texto. No caso de serem extensas, enviar em arquivos separados, indicando onde devem ser inseridas no texto;
  • nas ilustrações que contêm mais de uma imagem, identificar cada imagem com letras maiúsculas, por exemplo A, B, C (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada imagem;
  • posicionar a identificação na parte superior da ilustração, precedida da palavra figura, gráfico, quadro etc., numerada sequencialmente com algarismo arábico, seguida de travessão e respectivo título.

Figura 1 – Título;

Gráfico 1 – Título;

Quadro 1 – Título, e assim por diante.

  • No texto para se referir as palavras figuras e tabelas usar caixa baixa.
  1. Legenda
  • breve e objetiva;
  • com notas e outras informações necessárias à sua compreensão;
  • a fonte consultada é indicada na parte inferior, após a ilustração;
  • a fonte é um elemento obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor;
  • as fontes deverão constar da seção Referências.
  • Observações:
    • a qualidade das figuras é tão importante quanto a qualidade dos dados e resultados apresentados. Recomenda-se simplicidade no decorrer das interpretações;
    • verificar a necessidade de figuras e se é possível colocar as informações em forma de texto;
    • deve haver um equilíbrio entre as informações do texto e das legendas para não serem repetitivas. 
      Exemplo de figura: 
  1. Tabelas
  • devem ser autoexplicativas;
  • localizar o mais próximo possível do ponto em que é mencionada pela primeira vez no texto;
  • título no topo precedido da palavra Tabela (1a. letra em maiúsculas), numerada em sequência com algarismos arábicos, seguida de hífen (Tabela 1 -) e o título da tabela;
  • preferencialmente em posição vertical;
  • continuação na página seguinte:
    • delimitar por traço horizontal na parte inferior;
    • repetir cabeçalho na página seguinte;
    • indicar com a palavra "continua" na 1ª página;
    • indicar continuação para as demais, conforme anterior;
    • indicar conclusão para a última página;
  • colocar informações sobre a(s) fonte(s) consultada(s) e outras informações e notas necessárias para o entendimento, no rodapé. A(s) fonte(s) deve(rão) constar da seção Referências;
  • usar fios horizontais na base da tabela para separar o conteúdo dos elementos complementares, para separar o cabeçalho do título, e do corpo. Linhas horizontais adicionais podem ser usadas dentro do cabeçalho e do corpo. Não usar linhas verticais;
  • editar em arquivo Word, usando os recursos do menu tabela;
  • Mais informações consulte: IBGE. Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. 62p.

Exemplo de tabela: 

  1. Agradecimentos
  • Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho, mencionados no final do artigo, após a seção Referências.
  1. Referências e Citações
  • quando selecionar os trabalhos a serem citados no artigo opte por:
    • trabalhos pioneiros que deram início ao estudo do assunto tratado;
    • trabalhos mais recentes (estado da arte do assunto a ser estudado);
    • trabalhos de impacto publicados na área, em revistas e editoras reconhecidas.
  • Citações mostram da onde vieram as ideias e não os textos. Devem ser interpretadas e escritas com suas próprias palavras. Observar as questões de direitos autorais (plágios e autoplágios).
    Exemplos das citações no texto:
    • Um autor: Dabas (1998) ou (DABAS, 1998).
    • Dois autores: Gosling e Taylor (2010) ou (GOSLING; TAYLOR, 2009).
    • Três autores: Duke, Ellis e Marshal (2013) ou (DUKE; ELLIS; MARSHAL, 2013)
    • Mais de três autores: Pawson et al. (2004) ou (PAWSON et al., 2004).
    • Autor Entidade: Ibict (2011) ou (IBICT, 2011)
    • Autor desconhecido: Mudanças...(2014) ou (MUDANÇAS..., 2014)
  • Somente referências citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética no final do artigo;
  • usar itálico para títulos de periódicos em artigos, títulos de livros, títulos de eventos etc.;
  • não usar itálico para abreviações em latim, tais como et al., apud tanto nas citações no texto como nas referências;
  • usar letras maiúsculas nas referências para sobrenomes, com os prenomes abreviados, seguidos de ponto (.) e sem espaços. Aplica-se também para autorias de entidades coletivas (entrada pelo título) e título de eventos;

MARZAL, M.A.
ENCICLOP&E´DIA Einaudi
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

  • para autores e ou títulos repetidos, colocar 6 traços sublineares seguidos de ponto final. (______.);

BRAMAN, S. The micro and macroeconomics of information. Annual Review of Information Science and Technology, v.40, n.1, p.3-52, 2006.

________. An introduction to information policy. In: ______. CHANGE of state: information, policy, and power. Cambridge, MA: MIT Press, 2006. p.1-8. Disponível em: <http://www.uwm.edu/~braman/bramanpdfs/027_Braman_Chapt1.pdf>. Acesso em:10 set. 2011.

  • Lista de referências (organização)
    • Ordem alfabética pelo nome do autor, considerando o número de autores;

MARZAL, M.A

MARZAL, M.A.; PARRA, P.

MARZAL, M.A.; COLMENERO, M.J.; PARRA, P.

MARZAL, M.A. et al.

  • Ordem cronológica crescente, para autor(es) coincidentes;

MARZAL, M.A. (2011)

MARZAL, M.A. (2014)

  • Acrescentar letras minúsculas após o ano para trabalhos do mesmo autor e mesmo ano, considerando a ordem alfabética do título;

MARZAL, M.A. (2011a) Evolución conceptual...

MARZAL, M.A. (2011b) Instrumentos de desarrollo...

MARZAL, M.A. (2011c) La medición de impacto...

  • Alinhar as referências somente à margem esquerda e não justificar.
  1. Autoria
  2. Um autor (sem espaços entre os prenomes)
  • Referência
    PETERS, J.D. Speaking into the air: a history of the idea of communication. Chicago: University of Chicago, 1999. 293p.
  • Citação
    Peters (1999) ou (PETERS, 1999)
  1. Dois autores (separar os autores por ponto e vírgula (;) sem espaços entre os prenomes)
  • Referência
    GONZÁLEZ DE GOMEZ, M.N.; LIMA, C.R.M. de. (Org.). Informação e democracia: a reflexão contemporânea da ética e da política. Brasília: Ibict, 2011. 189p. (Série In Formation Colloquia, 1).
  • Citação
    González de Gomez e Lima (2011) ou (GONZÁLEZ DE GOMEZ; LIMA, 2011)
  1. Três autores (separar os autores por ponto e vírgula (;) sem espaços entre os prenomes)
  • Referência
    AL-SUQRI, M.N.; LILLARD, L.L.; AL-SALEEM, N.E. Information access and library user needs in developing countries. Hershey, PA: Information Science Reference, 2014. 260p. (Advances in library and information science (ALIS) book series)
  • Citação
    Al-Suqri, Lillard, e Al-Saleem (2014) ou (AL-SUQRI; LILLARD; AL-SALEEM, 2014)
  1. Mais de três autores (preferencialmente, indicar todos; se for resumir, descrever o 1º autor seguido da expressão et al. sem itálico)
  • Referência
    CROCCO, M.A. et al. Metodologia de identificação de arranjos produtivos locais potenciais. Belo Horizonte: UFMG, Cedeplar, 2003. 28 p. (Texto para Discussão, n. 212).
  • Citação
    Crocco et al. (2003) ou (CROCCO et al., 2003)
  1. Autor entidade
  • Referência
    ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES CIENTI´FICOS (ABEC). Memo´rias da ABEC Brasil: integridade e e´tica na publicaca~o científica. Resumos... Gramado, RS., 2011. 26p.
  • Citação
    Associação Nacional dos Editores Científicos – ABEC (2011) [...]
    ou 
    [...] (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC, 2011)
  1. Autor desconhecido
  • referenciar pelo título, com a primeira palavra em maiúscula;
  • citar pela 1ª palavra do título seguida de reticências e data.
    • Referência
      ENCYCLOPEDIA of Database System. New York: Springer-Verlag, 2009. Disponível em: <http://tomgruber.org/writing/ontology-definition- 2007.htm>. Acesso em: 13 nov. 2012.
    • Citação
      Encyclopedia...(2009) ou (ENCYCLOPEDIA..., 2009)
    • Referência
      DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 95p.
    • Citação
      Diagnóstico...(2006) [...]
      ou
      [...](DIAGNÓSTICO..., 2006)
  1. Exemplos de Referências e Citações

Recomenda-se atenção para os exemplos abaixo na elaboração das referências, tal qual se apresentam: letras maiúsculas, minúsculas, negritos, sequências de dados e pontuações.

  1. Publicações em Meio Eletrônico
  • Seguir os mesmos exemplos de livro, capítulo de livro, artigos de periódicos, artigos de jornais, dissertações e teses etc., acrescentando-se no final da referência a informação:

Disponível em: <http://www.dominio/camiho/arquivo.extensão>. Acesso em: dia mês.abr. ANO. E/OU número DOI

  • Referência
    CUNHA, M.B. da. Biblioteca digital: bibliografia das principais fontes de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p.88-107, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1730/1359>. Acesso em: 02 dez. 2010.
  • Citação
    Cunha (2010) ou (CUNHA, 2010)
  • Referência
    BELKIN, N.J. The cognitive viewpoint in information Science. Journal of Information Science, v. 16, n.1, p.11-15, 1990. DOI: 10.1177/016555159001600104
  • Citação
    Belkin (1990) ou (BELKIN, 1990)
  1. Livro
  • Referência
    LEITE, F.C.L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: Ibict, 2009. 120p.
  • Citação
    Leite (2009) ou (LEITE, 2009)
  1. Capítulo de Livro
  • Referência
    ROBREDO, J.; VILAN FILHO, J.L. Metrias da informação: história e tendências. In: ______.;
    BRÄSCHER, M. (Org.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre a representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010. p.184-258.
  • Citação
    Robredo e Vilan Filho (2010) ou (ROBREDO; VILAN FILHO, 2010)
  • Referência
    TORRES VARGAS, G.A. Modelo de acceso en el medio digital. In:______. El acceso universal a la información, del modelo librario al digital. México: UNAM; Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas, 2010. p. 75-87.
  • Citação
    Torres Vargas (2010) ou (TORRES VARGAS, 2010)
  1. Artigos em Revistas
  • Referência
    ROMANOS DE TIRATEL, S.; GIUNTI, G.M.; CONTARDI, S. Cambio y permanencia en las estrategias de difusión del conocimiento: estudio comparativo de los investigadores de ciencias del hombre. Ciência da Informação, v.40, p.379-395, 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1932/1436> Acesso em: 11 abr. 2014.
  • Citação
    Romanos de Tiratel, Giunti e Contardi, (2011) ou (ROMANOS DE TIRATEL; GIUNTI; CONTARDI, 2011)
  • Referência
    MADSEN, D. Interdisciplinarity in the information field. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, v.49, p.1–7, 2012.
  • Citação
    Madsen (2012) ou (MADSEN, 2012)
  1. Dissertações e Teses
  • Referência
    SANTOS JUNIOR, E.R. Repositórios institucionais de acesso livre no Brasil: estudo Delfos. 2010. 177p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
  • Citação
    Santos Junior(2010) ou (SANTOS JUNIOR, 2010)
  1. Artigos em Jornais
  • Referência
    SUAIDEN, E.J. Diretor do IBICT fala sobre divulgação científica. Jornal da Ciência, São Paulo, 7 fev. 2013. Disponível em: < http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=85760> Acesso em: 15 abr. 2014.
  • Citação Suaiden (2013) ou (SUAIDEN, 2013)
  1. Evento no Todo
  • Referência
    ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. 1 CD-ROM.
  • Citação
    Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2010) ou (ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2010)
  1. Trabalho Apresentado em Evento
  • Referência
    SOUZA, S.H.C. Conectando: um estudo de caso do uso das mídias digitais sociais pela Biblioteca de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... São Paulo: FEBAB, 2013. 14p. Disponível em: <http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1280/1281> Acesso em 15 abr. 2014.
  • Citação
    Souza (2013) ou (SOUZA, 2013)

Para outras opções de citação, ou dúvidas sobre as normas editoriais e processo editorial da revista, ou outras questões, verifique as páginas do sistema eletrônico de editoração da revista ou entre em contato com a equipe editorial.

 


CCJS/UFCG - Campus de Sousa - PB - Brasil

Rua Sinfronio Nazaré, 38

Centro -  CEP : 58800.240

Sousa - PB - BrasilTodo o conteúdo publicado revista será licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.