Gestão estratégica e desempenho competitivo: um estudo nas indústrias de transformação da cidade de Sousa-PB
Abstract
Considerando que as novas mudanças tecnológicas, sociais ou demográficas que ocorrem no mundo induzem as pequenas e médias empresas a buscarem novas possibilidades de desenvolvimento, crescimento para manter sua posição no mercado em que atuam, tudo isso se torna essencial para a implementação de estratégias competitivas através da percepção e aproveitamento das oportunidades para formular ações sustentáveis na construção de caminhos que elevam a empresa ao diferencial. A gestão estratégica ligada à avaliação do desempenho competitivo conduz ao entendimento das variáveis e fatores que compõem o ambiente das pequenas e médias empresas, o processo de planejamento e de ações estratégicas ligadas a cada setor administrativo direcionando assim para o sucesso das empresas diante de um mercado competitivo. Este trabalho teve como objetivo analisar como as Indústrias de Transformação da cidade de Sousa-PB delineiam suas estratégias funcionais visando ao desempenho competitivo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o formulário elaborado de acordo com a caracterização do processo administrativo, descrição das estratégias de marketing, recursos humanos, produção e contábil-financeira desenvolvida para a compreensão do processo de tomada de decisão, e assim verificando quais os indicadores de desempenho competitivo são valorizados pelas empresas. Os dados foram tabulados e analisados pelo software Excel. Os resultados indicam que ainda existe a falta de conhecimento teórico em relação à gestão estratégia, bem como a utilização do BSC como ferramenta gerencial que permite a mensuração e o acompanhamento dos indicadores de desempenho, sendo desconhecido pela maioria das empresas pesquisadas, e como a sua implantação garante assim sua posição competitiva no mercado.
Downloads
References
ALVES, Juliano Nunes; SILVA, Thiago Bitencourt da; TAVARES, Carlos Eduardo Moreira; DAL-SOTO, Fabio. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 7, n. 2, p. 80-100, 2013 (maio/ago.).
ANTÓNIO, Nelson dos Santos; RODRIGUES, Jorge José Martins. Balanced Scorecarde Mapas Estratégicos. Grupo Estratégia Organizacional/ISCTE – Working Paper nº 1/06, mar./2006.
ARAUJO, Luis César G. de. Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.
BARADEL, Ellen Cristina; MARTINS, Simone; OLIVEIRA, Adriel Rodrigues. Planejamento e Controle Financeiro: Pesquisa-Ação em uma Microempresa Varejista. Revista de Negócios, ISSN 1980-4431, Blumenau, v. 15, n. 4, p. 78-96, out./dez. 2010.
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. Gestão das Microempesas do Comércio de Sousa –Paraíba.Edição /Electrónica. 2006. Disponívem em: <http://www.eumed.
net/libros/2006b/mfnb2/>. Acesso em: 09 nov. 2014.
BATEMAN, Thomas S. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BEUREN, Ilse Maria; SANTOS, Alexandre Corrêa dos. Artigo: Balanced Scorecard: fins de sua utilização por gestores. Revista Economia & Gestão, v. 13, n. 33, set./dez., 2013.
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
DAFT, Richard L. Administração. 2. ed. Norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos (orgs.). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
GUEDES, Cleide Miranda de Castro; PASSOS, Francisco Uchoa; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. O Monitoramento de Desempenho está alinhado com a Estratégia? Observação em Frigoríficos da Caprinovinocultura da Bahia. REGE (Revista de Gestão), São Paulo – SP, Brasil, v. 19, n. 3, p. 415-434, jul./set. 2012
HERRERO FILHO, Emílio. BSC e a Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de: Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Cláudia Freire; Revisão técnica Dilson dos Gabriel dos Santos. 2 ed. São Paulo: Pearson, 2006.
KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à administração. 6. ed. 4. reimpr. São Paulo: Altas, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
LAS CASAS, Alexandre L. Administração de Marketing – conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.
LEMES JUNIOR, Antônio Barbosa; PISA, Beatriz Jackiu. Administrando micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LIMA, Edmilson de Oliveira; FILION, Louis Jacques; DALFOVO, Oscar; URBANAVICIUS JUNIOR, Vladas. Gestão Estratégica e Compartilhamento da Visão em Micro e Pequenas Empresas. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 12-41, abr./jun. 2013.
MACHADO, Nelson Santos. Concepção, aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico para a pequena e média empresa, com base na construção de concorrente imaginário. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 92-119, jan./abr. 2012.
MARQUES, D. B.; MORAES, W. F. A. de. Desempenho competitivo, capacidades diferenciadoras e posicionamento competitivo. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 25. Foz do Iguaçu, 2001. Anais... Foz do Iguaçu: ANPAD, 2001.
MORAES, Anna Maris Pereira de. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
MULLER, Cláudio José. Modelo de gestão integrando planejamento estratégico, sistemas de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO– Modelo de Estratégias, Indicadores e Operações). Porto Alegre, 2003.
ODEBRECHT, Gustavo Vanzo; SILVA, Jonas Duarte da; LIMA, Carlos Rogério Montenegro de; GIAROLA, Pollyanna Gerola; MARTINS, Cristina. Artigo: Balanced Scorecardem uma clínica de cirurgia plástica: uma proposta de ferramenta para gestão estratégica. Revista de Administração Hospitalar, v. 10, n. 2, p. 13-29, maio/ago., 2013.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
REBOUÇAS, Djalma de Pinho. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, Letícia de. A estratégia organizacional na competitividade: um estudo teórico. Lavras/MG. Revista Eletrônica de Administração (REAd), Edição 40, v. 10, n. 4, jul.-ago., 2004.
OLIVEIRA, Luziléa Brito de. Balanced Scorecard. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. Vitória da Conquista: Ano 3, n. 3, p. 51-60, 2005.
RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.
SEBRAE-PB. Disponível em:<http://www.sebraepb.com.br>. Acesso em: 03 jan. 2015.
SILVA, M. E. Relações entre impacto do treinamento no trabalho e estratégia empresarial: o caso da Eletronorte. Rev. Adm. Contemp. 2006, v. 10, n. 3, p. 91-110. ISSN 1982-7849.
SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
WRIGHT, Peter L; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. Tradução de: Celso A. Rimoli, Lenita R. Esteves. 1. ed. 11. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
WRIGHT, Peter. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declara