A disseminação da atividade apícola e as implicações para a conservação dos polinizadores e os objetivos do desenvolvimento sustentável
Palavras-chave:
Educomunicação, Extensão rural, radio, ApiculturaResumo
O serviço ecossistêmico de polinização contribui enormemente para a conservação ambiental, a segurança alimentar e, por consequência, o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Todavia, ainda é muito forte a falta de conscientização dos agricultores sobre a importância da proteção das funções ambientais no manejo florestal para garantir a conservação dos polinizadores. Este estudo objetivou relatar a importância do rádio como veículo de comunicação rural para divulgar o conhecimento da atividade apícola na região do Cariri paraibano, a partir da experiência do Programa Matutando Solos e Agroecologia, que há mais de uma década dialoga no rádio, na 95 FM de Sumé, sobre as práticas de conservação do solo e as potencialidades do bioma Caatinga. O Matutando representa um inovador programa de extensão universitária, sediado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A partir de 2018, foi incluída na abordagem metodológica do Matutando a transmissão ao vivo via Facebook, essa iniciativa visava principalmente promover maior proximidade e fortalecer o diálogo com os ouvintes. Por meio dessa ferramenta, foram criados cenários de comunicação altamente interativos, enriquecendo a experiência informativa, cognitiva e emocional, fazendo com que os ouvintes tenham uma maior interação com os apresentadores e entrevistados. Abordando tópicos como apicultura, ecossistema apícola, práticas de conservação do solo, e o potencial do bioma Caatinga, ao longo do ano de 2023 o programa trouxe para o rádio agricultores e criadores de abelhas, de modo a enaltecer os conhecimentos e práticas locais, com foco nas atividades produtivas da região. Além de compartilhar pesquisas de interesse para as pessoas do campo, o programa também tem destacado a riqueza da flora apícola, compostagem e a formação de bancos de sementes, como importantes estratégias para o fortalecimento do setor. A experiência do Programa Matutando reflete a importância do rádio e da comunicação rural como poderoso veículo de educomunicação e como proposta de política pública para fortalecer a assistência técnica de modo a potencializar as atividades rurais e o desenvolvimento rural sustentável da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jarlean Lopes, Cleomária Gonçalves da Silva, José Ilton Pereira Alves, Rogerio Andrade Emídio, Robymar da Silva Nascimento, Adriana de Fátima Meira Vital
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.