Rádio para fortalecer as atividades do campo
o exemplo do Programa Matutando Solos e Agroecologia
Palavras-chave:
Comunicação rural, educomunicação, Matutando, radio, apiculturaResumo
As abelhas e seus produtos são conhecidos no mundo inteiro, onde é expressiva a preferência dos consumidores e evidente como meio de subsistência aos agricultores familiares, porque a atividade oferece além de mel e própolis, outros produtos, que podem ser fonte de rendimento para as famílias, além de fornecer serviços complementares, como a polinização. As abelhas melhoram a exploração agrícola, a segurança alimentar e nutricional e proporcionam remédios tradicionais. Todavia, ainda há necessidade de informação, como práticas de uso e manejo do solo, plantas apícolas, dinâmica da atividade, comercialização e as expertises dos locais. A divulgação de informações é essencial na promoção da atividade, para melhorar as práticas e potencializar o mercado local, mas ainda é ineficiente ou ausente, sendo o rádio um meio eficaz para permitir essa comunicação. A pesquisa objetiva descrever a experiência radiofônica do Programa Matutando Solos e Agroecologia na socialização de informações sobre a apicultura e meliponicultura, considerando a relevância socioeconômica para a agricultura familiar. O Matutando é um programa de extensão universitária vanguardeiro, alocado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, campus da Universidade Federal de Campina Grande, que há dez anos dialoga no rádio, na 95 FM de Sumé, sobre as práticas de conservação do solo e as potencialidades do bioma Caatinga, buscando a valorização dos saberes e fazeres locais, com ênfase nas atividades produtivas do Cariri paraibano. Na parte técnica são divulgados resultados de pesquisa de interesse de agricultores e apicultores, a exemplo da riqueza da flora apícola, compostagem, formação de bancos de sementes. O quadro Trilhas do Cariri apresenta as riquezas da região, resgatando as potencialidades para o turismo sustentável, festividades e tradições. A audiência do Matutando e o reconhecimento do público destacam a relevância de um programa radiofônico como proposta de educomunicação e política pública pra fortalecer as atividades rurais e o desenvolvimento rural sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.