A Policultura como estratégia de potencialização para a flora apícola no Cariri paraibano
Resumo
O incentivo e a potencialização de atividades apícolas estão intrinsecamente ligados a disseminação de atividades de manejo conservacionista, que renovem os agroecossistemas familiares, com o enriquecimento da flora apícola, desde que a apicultura surge como importante alternativa para a preservação dos Biomas, por favorecer a geração de emprego e renda onde se desenvolve, garantindo a ocupação da mão de obra, além de resgatar o sentimento de pertencimento do homem ao campo, fortalecer o protagonismo feminino e das juventudes e ampliar as possibilidades de conservação e valorização ambiental. Desde que o potencial de produção apícola é determinado pelo revestimento florístico, principalmente as plantas fornecedoras de pólen e néctar, é importante estimular a identificação e o conhecimento dessas espécies, para os programas de enriquecimento dos agroecossistemas e das áreas de Caatinga preservada. A proposta da Policultura insere-se nos princípios da Agroecologia, que entende a diversidade de atividades em uma unidade produtiva como um elemento que favorece a geração de serviços ambientais e a oportunidade dos sistemas naturais se recuperarem das agressões sofridas. É uma proposta de adoção de técnicas e cultivos adaptados às especificidades locais, geradora de autonomia e de abundância de alimentos para o consumo humano e de animais, e também para a comercialização justa e a solidariedade social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.