Dialogando com estudantes sobre o cuidado com a Mãe Terra para a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6986Palavras-chave:
Educação em solo, metodologias, dialogicidade, ludicidadeResumo
O solo sustenta a vida na Terra e é o grande fornecedor de nutrientes para a produção de alimentos. De sua qualidade resulta a segurança alimentar e nutricional dos seres vivos. Mas para manter a qualidade dos recursos edáficos é imprescindível o conhecimento desse grande organismo, cujas informações devem ter início na infância, especialmente quando o indivíduo dá início a sua caminhada escolar. O trabalho objetiva descrever as atividades de recepção de estudantes e professores nas Trilhas Pedológicas do Espaço de Educação em Solos do campus da UFCG em Sumé (PB) ao longo do ano de 2018 e as ações desenvolvidas em escolas e comunidades rurais para dialogar sobre a importância do solo. Ao longo do ano de 2018 foram recepcionados pelos monitores do Projeto Solo na Escola/UFCG 2025 estudantes e professores, oriundos de escolas do estado da Paraíba e Pernambuco, ministradas 16 palestras e realizadas 10 oficinas de pintura com tinta de terra e 06 de compostagem em escolas e comunidades rurais. As atividades desenvolvidas permitem concluir que disseminar o conhecimento do solo promove o despertar dos estudantes, na proposta da formação da consciência pedológica, fundamental para promover a sustentabilidade dos solos e da produção agroalimentar.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.