Teatro de fantoches na escola: prática pedagógica para conversar sobre abelhas
Palavras-chave:
Apicultura. Educação Ambiental. Teatrinho do Solo. Caatinga.Resumo
Assuntos sobre meio ambiente são cada vez mais discutidos em todas as mídias, mas ainda há necessidade de popularização da ciência, de modo a permitir que a comunidade acesse temas relevantes para a conservação ambiental. Na apicultura e meliponicultura, por exemplo, há
muitos criadores de abelhas experientes que ainda desconhecem assuntos relevantes na sua atividade e, apesar de sua paixão, a informação muitas vezes está fora de seu alcance. É preciso compartilhar orientações sobre o trabalho com abelhas e educar a comunidade, iniciando com as crianças, porque crianças e jovens bem preparados na escola, terão o poder de transformar o dia-a-
dia de desigualdades sociais e devastação ambiental, em um futuro no qual a justiça distributiva, a o cuidado ambiental e solidariedade social serão respeitadas e propagadas continuamente. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida
escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Trabalhar temas ambientais na escola por meio de atividades lúdicas e dialógicas ajudam a envolver o público, dando uma melhor compreensão do assunto. O relato objetiva apresentar a ação do Teatrinho do Solo, prática pedagógica que trabalha a popularização da ciência, na disseminação de conceitos sobre a
apicultura e meliponicultura. As mensagens das falas dos personagens do Teatrinho do Solo, abordando a temática, são passadas de uma forma engraçada, simples e diretamente relacionadas com a realidade deles e de maneira fácil e agradável procura-se compartilhar conhecimentos sobre o
Meio Ambiente e sobre como deve ser a nossa relação com os solos e com a Natureza. Os fantoches mantêm o público interessado, participando ativamente do aprendizado. Os estudantes interagem com os personagens do Teatrinho do Solo evidenciando que o lúdico deve se fazer presente nas salas de aula através de inúmeros artifícios educativos. Trabalhar a popularização do conhecimento sobre a criação de abelhas em um ambiente voltado para a exploração sustentável da atividade em sala de aula é possibilitar a discussão sobre a convivência com a semiaridez, a relevância da apicultura e da meliponicultura para a região e a valorização dos recursos naturais do bioma Caatinga.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.