Teatro de fantoches na escola: prática pedagógica para conversar sobre abelhas

Autores/as

  • Regiane Farias Batista
  • Adriana de Fátima Meira Vital
  • Rivaldo Vital dos Santos
  • Ivson de Sousa Barbosa
  • Maicon Miguel Vieira da Silva

Palabras clave:

Apicultura. Educação Ambiental. Teatrinho do Solo. Caatinga.

Resumen

Assuntos sobre meio ambiente são cada vez mais discutidos em todas as mídias, mas ainda há necessidade de popularização da ciência, de modo a permitir que a comunidade acesse temas relevantes para a conservação ambiental. Na apicultura e meliponicultura, por exemplo, há
muitos criadores de abelhas experientes que ainda desconhecem assuntos relevantes na sua atividade e, apesar de sua paixão, a informação muitas vezes está fora de seu alcance. É preciso compartilhar orientações sobre o trabalho com abelhas e educar a comunidade, iniciando com as crianças, porque crianças e jovens bem preparados na escola, terão o poder de transformar o dia-a-
dia de desigualdades sociais e devastação ambiental, em um futuro no qual a justiça distributiva, a o cuidado ambiental e solidariedade social serão respeitadas e propagadas continuamente. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida
escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Trabalhar temas ambientais na escola por meio de atividades lúdicas e dialógicas ajudam a envolver o público, dando uma melhor compreensão do assunto. O relato objetiva apresentar a ação do Teatrinho do Solo, prática pedagógica que trabalha a popularização da ciência, na disseminação de conceitos sobre a
apicultura e meliponicultura. As mensagens das falas dos personagens do Teatrinho do Solo, abordando a temática, são passadas de uma forma engraçada, simples e diretamente relacionadas com a realidade deles e de maneira fácil e agradável procura-se compartilhar conhecimentos sobre o
Meio Ambiente e sobre como deve ser a nossa relação com os solos e com a Natureza. Os fantoches mantêm o público interessado, participando ativamente do aprendizado. Os estudantes interagem com os personagens do Teatrinho do Solo evidenciando que o lúdico deve se fazer presente nas salas de aula através de inúmeros artifícios educativos. Trabalhar a popularização do conhecimento sobre a criação de abelhas em um ambiente voltado para a exploração sustentável da atividade em sala de aula é possibilitar a discussão sobre a convivência com a semiaridez, a relevância da apicultura e da meliponicultura para a região e a valorização dos recursos naturais do bioma Caatinga.

Publicado

2018-11-04

Cómo citar

Batista, R. F., Vital, A. de F. M., Santos, R. V. dos, Barbosa, I. de S., & Silva, M. M. V. da. (2018). Teatro de fantoches na escola: prática pedagógica para conversar sobre abelhas. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(1), 24. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6067

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