Dialogando no rádio com agricultores sobre o cuidado com o solo para promover sistemas agroalimentares sustentáveis

Autores

  • Maicon Miguel Vieira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Rayana Minervino Leite Universidade Federal de Campina Grande
  • Rodrigo Silva de Moura Universidade Federal de Campina Grande
  • Mateus Procópio da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Eliel Gomes Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6987

Palavras-chave:

Comunicação rural, Radiodifusão, Educomunicação, Internet.

Resumo

RESUMO: Na tentativa de consolidar a comunicação rural como instrumento de diálogo do povo camponês com a sociedade, valorização da agricultura familiar, promoção das tecnologias fundamentadas na agroecologia, centradas na conservação do solo e na sustentabilidade dos sistemas agroalimentares, utilizando as potencialidades do suporte do rádio, o Programa Matutando Agroecologia, inaugurou em março de 2018 a exibição da live via rede social Facebook, servindo como espaço de debates e laboratório para a comunicação popular através da internet. Para atingir os objetivos, o programa é produzido, editado e apresentado por estudantes da UFCG campus CDSA (Sumé PB) com a supervisão da coordenação do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR). A partir das edições via live tem sido possível oportunizar aos agricultores familiares a expressão de opiniões, a divulgação do seu modo de vida e de seus interesses, além de contribuir para divulgar os princípios da agroecologia e dos resultados de pesquisas que não chegam aos camponeses. Desse modo, este trabalho objetiva relatar a experiência do programa e o crescimento da audiência entre os agricultores em função do uso da internet como facilitador do processo de construção do conhecimento agroecológico.

Biografia do Autor

Maicon Miguel Vieira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Programa de Ações Sustentável para o Cariri - PASCAR

Referências

GAMEIRO, M.B.P.; GAMEIRO, A.H. O rádio no desenvolvimento socioeconômico da agricultura: uma alternativa ao processo de exclusão na era da internet. Anais. XLIII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. CD-ROM. Cuiabá: SOBER, 2004.

IJAH, A. Radio as a Tool for Rural Development in Nigeria: Prospects and Challenges. An International Journal of Arts and Humanities Bahir Dar, v. 2, n.1, p. 2-3. 2013.

PRATA, N. WEBRADIO: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, jan.2012.

ROSS, M. Facebook turns 10: the world's largest social network in numbers. ABC news, Sydney, 04 Fev. 2014. Disponível em: http://www.abc.net.au/news/2014-02- 04/facebook-turns-10-the-social-network-in-numbers/5237128 Acesso: 20/08/2019.

MOEMEKA, A. Local Radio Communication Education for Development. Zaria: ABU Press. 1985.

ZIJP, W. Improving the transfer and use of agricultural information: a guide to information technology. Washington DC: World Bank. World Bank Discussion Paper No. 247. 2003.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Silva, M. M. V. da, Leite, R. M., Moura, R. S. de, Silva, M. P. da, Barbosa, E. G., & Vital, A. de F. M. (2019). Dialogando no rádio com agricultores sobre o cuidado com o solo para promover sistemas agroalimentares sustentáveis. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p6987. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6987

Edição

Seção

II CONGRESSO PARAIBANO DE AGROECOLOGIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)