Arte com tinta de solo como estratégia pedagógica para aprender sobre as abelhas no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Apicultura;, educação contextualizada;, arte com solo.Resumo
As abelhas são polinizadores essenciais para grande parte do abastecimento alimentar do mundo. Aprender sobre as abelhas no ensino básico é fundamental para promover a compreensão da importância destes insetos para a sustentabilidade ambiental, social, econômica, cultural e para a vida no planeta Terra. No âmbito da prática pedagógica na Educação em Solos, foi desenvolvido uma proposta de intervenção numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental II numa escola do município de Sumé (PB), com 20 crianças de 11 a 14 anos. Neste estudo objetivou-se verificar a conexão da arte da pintura com tinta de solo (geotinta), como estratégia para despertar o interesse de crianças pelas abelhas e pela atividade apícola. Foram realizadas palestras sobre o solo, o bioma Caatinga e as abelhas, passando-se a seguir para a execução de uma oficina de geotinta para ampliar a compreensão sobre o papel das abelhas, numa releitura da palestra de maneira lúdica e descontraída. Os estudantes desenharam e pintaram abelhas, colmeias, potes de mel, revelando a afinidade dos participantes com a proposta. Na maioria dos desenhos os tons de amarelo deram a tônica expressando as abelhas melíferas, uma das espécies de insetos mais importantes em serviços ecossistêmicos. Os diálogos e os desenhos permitiram avaliar o envolvimento das crianças, a curiosidade e o estímulo para a aprendizagem de maneira lúdica e atrativa, contribuindo para o despertar de competências socioemocionais relacionadas com a preservação do ambiente natural e das abelhas. A arte com solo pode ser uma boa atividade para promover o amor inato das crianças pela Natureza, estimulando novas conexões de forma interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jarlean Lopes Nobrega, Vitória Raiany do Nascimento Sousa, Dayanne Sthefany Marques Almeida, Robymar da Silva Nascimento, Larissa Almeida de Santana, Cleityane Sabino Freire , Adriana de Fátima Meira Vital (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.