Arte com tinta de solo como estratégia pedagógica para aprender sobre as abelhas no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Jarlean Lopes Nobrega UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • Vitória Raiany do Nascimento Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Dayanne Sthefany Marques Almeida Universidade Federal de Campina Grande
  • Robymar da Silva Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Larissa Almeida de Santana Universidade Federal de Campina Grande
  • Cleityane Sabino Freire
  • Adriana de Fátima Meira Vital

Palabras clave:

Apicultura;, educação contextualizada;, arte com solo.

Resumen

As abelhas são polinizadores essenciais para grande parte do abastecimento alimentar do mundo. Aprender sobre as abelhas no ensino básico é fundamental para promover a compreensão da importância destes insetos para a sustentabilidade ambiental, social, econômica, cultural e para a vida no planeta Terra. No âmbito da prática pedagógica na Educação em Solos, foi desenvolvido uma proposta de intervenção numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental II numa escola do município de Sumé (PB), com 20 crianças de 11 a 14 anos. Neste estudo objetivou-se verificar a conexão da arte da pintura com tinta de solo (geotinta), como estratégia para despertar o interesse de crianças pelas abelhas e pela atividade apícola. Foram realizadas palestras sobre o solo, o bioma Caatinga e as abelhas, passando-se a seguir para a execução de uma oficina de geotinta para ampliar a compreensão sobre o papel das abelhas, numa releitura da palestra de maneira lúdica e descontraída. Os estudantes desenharam e pintaram abelhas, colmeias, potes de mel, revelando a afinidade dos participantes com a proposta. Na maioria dos desenhos os tons de amarelo deram a tônica expressando as abelhas melíferas, uma das espécies de insetos mais importantes em serviços ecossistêmicos. Os diálogos e os desenhos permitiram avaliar o envolvimento das crianças, a curiosidade e o estímulo para a aprendizagem de maneira lúdica e atrativa, contribuindo para o despertar de competências socioemocionais relacionadas com a preservação do ambiente natural e das abelhas. A arte com solo pode ser uma boa atividade para promover o amor inato das crianças pela Natureza, estimulando novas conexões de forma interdisciplinar.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Lopes Nobrega, J., Raiany do Nascimento Sousa, V., Sthefany Marques Almeida, D., da Silva Nascimento, R., Almeida de Santana, L., Sabino Freire , C., & de Fátima Meira Vital, A. (2024). Arte com tinta de solo como estratégia pedagógica para aprender sobre as abelhas no Ensino Fundamental. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 13(2), 01–01. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/10854