Caracterização físico-química de polpa de cupuaçu
Resumo
O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma fruteira de grande importância para a região Amazônica. O cupuaçu considerado dentre as frutas tropicais nativas da Amazônia, a que reúne as melhores condições de aproveitamento industrial. Geralmente é procurado pelo sabor típico de seus frutos, em que há o aproveitamento da polpa e das sementes pelas indústrias alimentícias e de cosméticos, em virtude de suas propriedades sensoriais e químicas. Atualmente, é a polpa que mobiliza e sustenta a produção, industrialização e a comercialização deste fruto. A polpa ou purê de cupuaçu é o produto não fermentado e não diluído, obtido da parte comestível do cupuaçu (Theobroma grandiflorum), exceto semente, através de processo tecnológico adequado, com teor mínimo de sólidos totais. Deverá apresentar as características de cor branca e branca amarelado, sabor levemente ácido e aroma próprio. Industrialmente o cupuaçu é amplamente utilizado na elaboração de sorvete, néctar, doce, geléia, iogurte, licor, biscoito e bombom. Já as sementes servem para a fabricação do copulate, produto com características similar as do chocolate e a gordura é utilizada na indústria de cosméticos. O presente estudo teve como objetivo à caracterização físico-química da polpa do Cupuaçu. Os frutos oriundos do mercado de Manaus-AM, foram selecionados, sanitizados com água clorada, quebrados e descascados manualmente para obtenção da polpa. A polpa obtida foi acondicionada em sacos plásticos flexíveis e armazenada em congelador doméstico à temperatura de -20ºC, para análises posteriores. Desta foram coletadas três amostras de dois gramas cada, os testes físico-químicos basearam-se na determinação de cinzas totais, proteínas, sólidos solúveis (°Brix) por leitura direta em refratômetro, acidez total titulável por titulometria, pH por leitura direta em pH-METRO digital ,umidade em estufa à 105° C até peso constante , amido, açúcares(solúveis e redutores) e compostos fenólicos.Foram obtidos os seguintes resultados: umidade (84,71%), proteínas (0,30%), amido (17,46 mg/100g), açúcares solúveis (19,39 mg/g), açúcares redutores (72,88 mg/g), cinzas (0,19) , pH (3,24), °Bri (4,2), acidez(0,35) e compostos fenólicos (53,3 mg de ácido tânico/g). Estes resultados caracterizam uma polpa de cupuaçu de boa qualidade sendo comercializada nos grandes mercados de origem.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.