Trocas gasosas do tomateiro com variação no número de hastes e cachos por planta
Palavras-chave:
Solanum lycopersicum L, fisiologia, fotossíntese, relação fonte:drenoResumo
O tomate é uma hortaliça de grande importância no Brasil, e suas práticas de manejo podem influenciar nas trocas gasosas e resultar em aumento na taxa de assimilação líquida de CO2, contribuindo com elevação no crescimento e desenvolvimento das plantas. O objetivo desse trabalho foi avaliar as trocas gasosas do tomateiro em função do número de hastes e cachos por plantas. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental do CCTA/UFCG, em parcelas subdivididas do tipo 2 × 3, com 4 repetições. Na parcela constava diferentes números de hastes por planta (uma e duas hastes) e na subparcela de diferentes números de cachos por planta (quatro, seis e fixação livre). Foram avaliadas as variáveis: transpiração foliar (E), concentração interna de CO2 (Ci) e taxa de assimilação líquida de fotossíntese (A). A menor relação fonte:dreno observada em plantas de haste única e com condução da planta com seis e fixação livre de cachos elevou a Ci, E e A. O cultivo do tomate é mais vantajoso quanto a eficiência fotossintética, com a condução da planta com duas hastes e quatro cachos, entretanto, houve redução com o aumento de cachos na planta, sendo esse comportamento inverso ao observado em plantas com haste única.
Referências
DALASTRA, G.G.M.; ECHER, M.M.; GUIMARÃES, V.F.; BRITO, T.S.; INAGAKI, A.M.; Trocas gasosas e produtividade de tomateiro com diferentes hastes por planta. Iheringia, v.75, n.1, p.1-7, 2020.
D AGRISTAR. Topseed Premium. 2023. 11 de maio. Disponível em http://www.agristar.com.br/topseedpremium.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2023. SIDRA. https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5457#resultado/
REIS, L.S.; AZEVEDO, C.A. de; ALBUQUERQUE, A.W.; JÚNIOR, J.F. Índice de área foliar e produtividade do tomate sob condições de ambiente protegido. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.17, n.4, p. 386-391, 2013.
RIBEIRO, A.C.; GUIMARÃES, P.T.G,; ALVAREZ, V.H. Recomendação para uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais. 5ª aprox. Viçosa: CFSEMG, 1999. 359 p.
SALAZAR, R. Determination of photosynthesis in commercial varieties of papaw (Carica papaya L.) and its possible relationship with the production and quality of the fruits. Revista ICA, v.2, n.1, p.291-295, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Augusto Mota Soares et. al
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.