Importância das boas práticas de fabricação em laticínios do sertão paraibano
Resumo
O leite está entre os seis produtos agropecuários mais importantes da economia brasileira e sua produção encontra-se em pequenas propriedades. Assim como para os demais produtos alimentícios, o leite e seus derivados devem apresentar qualidade higiênica sanitária satisfatória tanto sob ponto de vista tecnológico quanto de saúde publica. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são pré-requisitos indispensáveis para a implantação de qualquer programa de qualidade, consiste em um conjunto de princípios e regras para a correta manipulação de alimentos, considerando desde a matéria-prima até o produto final, envolvendo as condições de armazenamento, condições estruturais de edifícios, condições de equipamentos, sanificação de equipamentos e estabelecimentos, controle de pragas, higiene pessoal e tratamento de efluentes. Logo o objetivo desse trabalho foi avaliar a relação entre o grau de adoção de BPF em laticínios e a qualidade higiênica sanitária do produto. Foram estudados três laticínios cadastrados no Serviço de Inspeção Municipal ou Estadual. A coleta de informações foi feita através da aplicação de “check list” e adaptada para um contexto da produção leiteira. Na indústria foi realizado o acompanhamento do processo produtivo, avaliação das instalações, pessoal, controle de pragas, manutenção e calibração dos equipamentos. De acordo com os resultados obtidos com o questionário aplicado (check list), pode-se observar que 100% dos laticínios avaliados apresentam um quesito em não conformidade com o que prevê a legislação, no entanto, observa-se que das indústrias analisadas apenas uma apresenta-se em não conformidades com 77% das questões avaliadas. Destacou-se que as maiores não conformidades se encontraram nas questões de “controle de manutenção e calibração dos equipamentos” e “controle integrado de vetores e pragas urbanas”, dois pontos de controle que dificultam o sucesso da qualidade do produto final. Por meios dos dados obtidos conclui-se que as indústrias de laticínios atendem a 33,33% do total de requisitos exigidos e que ainda está em processo de implantação de Boas Práticas de Fabricação restando-lhe a correção de não conformidades relacionadas as exigências do programa. A maioria das não conformidades foi corrigida por capacitação, motivação, conscientização dos funcionários e comprometimento da direção, no entanto é importante enfatizar a necessidade do treinamento contínuo do pessoal.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.