Compota de kiwi: Caracterização sensorial
Resumo
O kiwi (Actinidia deliciosa) é uma planta da família Actinidiaceae, o fruto é uma baga, de forma ovóide, esférica ou alongada, dependendo da cultivar. Possuem no exterior, pêlos de coloração pardo-esverdeada, geralmente macia e possuem elevado valor nutricional, contendo altos teores em vitamina C, potássio, cálcio e outros minerais. A compota ou fruta em calda é o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca, e submetida a cozimento incipiente, envasadas em lata ou vidro, praticamente cruas, cobertas com calda de açúcar. Logo, a compota de frutas surge como uma resposta tecnológica à necessidade da sociedade que busca uma alimentação mais saudável. Desta forma, o presente trabalho objetiva avaliar a aceitabilidade de compota de kiwi. Foram utilizados kiwis provenientes da EMPASA -Patos – PB. A elaboração das compotas foi realizada no Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal (LTPOV/CCTA/UFCG) – campus de Pombal – PB. A formulação da compota de Kiwi foi preparada com kiwis em estado de maturação adequado, açúcar, água mineral e ácido cítrico as etapas de elaboração foram recepção e pesagem, seleção, pré-lavagem, sanitização (50ppm), descascamento, corte, preparo do xarope (34°Brix), envasamento, exaustão, fechamento, inversão dos potes, resfriamento, rotulagem e armazenamento. A aceitabilidade foi avaliada quanto aos atributos de aparência, cor, aroma, sabor e textura e escala de atitude por uma equipe de 60 provadores não treinados, recrutados verbalmente de idades variáveis, após três dias de elaboração. O teste foi realizado no laboratório de Análise Sensorial (LAS/CCTA/UATA - Campus Pombal), sob condições controladas. Todas as compotas obtiveram boa aceitabilidade com os atributos de aparência, cor, aroma, sabor e textura. Quanto à atitude de consumo 11,6 % dos provadores comeriam esta compota muito frequentemente. Com base nos resultados verifica-se que o kiwi constitui boa matéria-prima para produção de compotas, sensorialmente aceitável pelos consumidores.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.