Análise microbiológica de água de bebedouros das escolas da cidade de Pombal - PB
Resumo
A água é uma substância inorgânica de fundamental importância para os seres vivos, quer seja nas reações químicas biológicas ou na higiene dos alimentos. É o constituinte mais abundante da matéria viva, cerca de 75% da constituição, tornando-se assim veículo de transporte e intercâmbio das substâncias intra e extracelular. A atividade humana gera resíduos que em contato com o meio ambiente proporciona efeitos indesejáveis e negativos aos seres vivos. A contaminação da água pode se dá em função da falta de rede de esgoto, da manutenção inadequada dos reservatórios, agrotóxicos e aterros sanitários, que contaminam os lençóis freáticos, tornando-se assim um eficiente meio transmissor de doenças. Em razão dessas evidências que envolvem a saúde pública, o presente estudo tem por finalidade avaliar parâmetros microbiológicos da água de bebedouros localizados nas escolas da cidade de Pombal/PB, a fim de promover futuras ações corretivas e/ou preventivas. A água foi analisada quanto aos seguintes parâmetros: Coliformes à 35ºC e a 45ºC e presença ou ausência de Escherichia coli. Foram coletadas amostras de água em três escolas, com cinco repetições cada, perfazendo um total de 15 amostras. As amostras coletadas foram acondicionadas em recipientes previamente esterilizados e transportados para o Laboratório de Microbiologia de Alimentos do CVT/UFCG - Campus Pombal, sob condições assépticas e sob refrigeração. Para a avaliação de coliformes e presença de Escherichia coli foi utilizado metodologia descrita no manual prático de análise de água da FUNASA. Após a análise dos resultados obtidos e da comparação dos mesmos com a legislação em vigor foi verificado que em 100% das amostras, o grupo coliformes a 35ºC esteve presente, apresentando valores entre <2 NMP/100mL e 80 NMP/100mL. Porém tanto os coliformes a 45ºC, como Escherichia coli foram detectados em 26% das amostras. Esses resultados demonstram que os bebedouros analisados apresentaram de certa forma, algum tipo de contaminação, o que põe à prova a sua má qualidade sanitária, podendo causar danos à saúde dos consumidores. A partir dos dados encontrados, faz-se necessário uma manutenção e monitoramento constante dos bebedouros para um controle microbiológico da qualidade da água para consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.