Mediação da informação para o desenvolvimento sustentável na caatinga: a posição das abelhas no imaginário da capital do mel
the position of bees in the imagination of the honey capital
Palavras-chave:
Mediação da informação, desenvolvimento sustentável, Caatinga, apicultura, capital do melResumo
Desde a primeira edição do Festival do Mel, tem sido crescente, por meio de um engajamento entre o poder público e a sociedade civil em São José dos Cordeiros-PB, a produção, comercialização e exportação desse alimento – o que contribui para o desenvolvimento socioeconômico do município. Diante desse contexto, cabe refletir sobre a importância das abelhas, através da polinização, para a manutenção da vida no planeta. Considerando-se, portanto, a urgência de medidas em todos os âmbitos para a promoção de um futuro sustentável, surgiram as seguintes questões: Quais ações têm sido desenvolvidas pelo poder público para promover o desenvolvimento sustentável a partir da apicultura empreendida em São José dos Cordeiros? Que importância as abelhas recebem no imaginário da população local? Como isso determina comportamentos e ações específicas? Mediante o exposto, a pesquisa estabelece como problema de investigação: Que estratégias de mediação da informação podem ser delineadas para a promoção do desenvolvimento sustentável a partir dos processos que envolvem a apicultura em São José dos Cordeiros-PB? Dessa forma, delimitou-se como objetivo geral: Discutir as potencialidades da mediação da informação como estratégia para a promoção de uma apicultura sustentável no município de São José dos Cordeiros-PB. Metodologicamente, a investigação possui natureza aplicada e abordagem qualitativa, sendo descritiva quanto aos objetivos. Os procedimentos de coleta de dados incluem pesquisa bibliográfica e estudo de campo, por meio da realização de entrevistas junto à população, cuja análise se deu mediante a categorização e interpretação das respostas dos participantes. Os resultados apontam que o entrelaçamento entre mediação da informação e desenvolvimento sustentável oferece aporte fundamental para a implementação de estratégias que promovam a conscientização e o envolvimento da comunidade, bem como a responsabilidade das diferentes esferas do poder público para que a apicultura efetive e amplie sua influência na manutenção da biodiversidade.
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p.9-32.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GREENPEACE. Sem polinização, sem futuro: a importância de salvar as abelhas. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/TeW3X. Acesso em: 6 ago. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. São José dos Cordeiros. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/sao-jose-dos-cordeiros.html. Acesso em: 5 ago. 2024.
WCED. Our common future: The World Comission on Environment and Development.Oxford: Oxford University Press, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Hugo Teixeira, Dimas Teixeira, Vinícius de Souza Teixeira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.