Mediação da informação para o desenvolvimento sustentável na caatinga: a posição das abelhas no imaginário da capital do mel

the position of bees in the imagination of the honey capital

Autores

  • Vitor Hugo Teixeira Universidade Federal da Paraíba
  • Dimas Teixeira
  • Vinícius de Souza Teixeira

Palavras-chave:

Mediação da informação, desenvolvimento sustentável, Caatinga, apicultura, capital do mel

Resumo

Desde a primeira edição do Festival do Mel, tem sido crescente, por meio de um engajamento entre o poder público e a sociedade civil em São José dos Cordeiros-PB, a produção, comercialização e exportação desse alimento – o que contribui para o desenvolvimento socioeconômico do município. Diante desse contexto, cabe refletir sobre a importância das abelhas, através da polinização, para a manutenção da vida no planeta. Considerando-se, portanto, a urgência de medidas em todos os âmbitos para a promoção de um futuro sustentável, surgiram as seguintes questões: Quais ações têm sido desenvolvidas pelo poder público para promover o desenvolvimento sustentável a partir da apicultura empreendida em São José dos Cordeiros? Que importância as abelhas recebem no imaginário da população local? Como isso determina comportamentos e ações específicas? Mediante o exposto, a pesquisa estabelece como problema de investigação: Que estratégias de mediação da informação podem ser delineadas para a promoção do desenvolvimento sustentável a partir dos processos que envolvem a apicultura em São José dos Cordeiros-PB? Dessa forma, delimitou-se como objetivo geral: Discutir as potencialidades da mediação da informação como estratégia para a promoção de uma apicultura sustentável no município de São José dos Cordeiros-PB. Metodologicamente, a investigação possui natureza aplicada e abordagem qualitativa, sendo descritiva quanto aos objetivos. Os procedimentos de coleta de dados incluem pesquisa bibliográfica e estudo de campo, por meio da realização de entrevistas junto à população, cuja análise se deu mediante a categorização e interpretação das respostas dos participantes. Os resultados apontam que o entrelaçamento entre mediação da informação e desenvolvimento sustentável oferece aporte fundamental para a implementação de estratégias que promovam a conscientização e o envolvimento da comunidade, bem como a responsabilidade das diferentes esferas do poder público para que a apicultura efetive e amplie sua influência na manutenção da biodiversidade.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p.9-32.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GREENPEACE. Sem polinização, sem futuro: a importância de salvar as abelhas. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/TeW3X. Acesso em: 6 ago. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. São José dos Cordeiros. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/sao-jose-dos-cordeiros.html. Acesso em: 5 ago. 2024.

WCED. Our common future: The World Comission on Environment and Development.Oxford: Oxford University Press, 1987.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Teixeira, V. H., da Costa Teixeira, D. de A., & de Souza Teixeira, V. (2024). Mediação da informação para o desenvolvimento sustentável na caatinga: a posição das abelhas no imaginário da capital do mel: the position of bees in the imagination of the honey capital. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 13(2), 30–30. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/10804