Uso de materiais alternativos para construção das colmeias para melhorar o conforto térmico
Palavras-chave:
adaptação, Apis melífera, termorregulação.Resumo
A utilização de materiais alternativos para a construção de colmeias é uma abordagem eficaz para melhorar o ambiente térmico interno, promovendo o bem-estar das abelhas e aumentando a eficiência das colônias. A escolha de materiais pode impactar significativamente a termorregulação e a proteção contra condições ambientais adversas. Dentre os materiais que utilizados, pode-se destacar por categorias, como materiais isolantes, a espuma de poliestireno (EPS), o poliuretano, ainda referindo-se a materiais isolantes, pode-se citar o uso de lã de ovelha e a fibra de coco e cana de açúcar, podem ser utilizados em combinações para oferecer propriedades de isolamento. O uso de madeira reciclada e adobe também entram como materiais que melhoram o conforto térmico das colmeias e ainda são sustentáveis e de baixo custo. Materiais sustentáveis podem oferecer excelentes propriedades de isolamento térmico, o que ajuda a manter a temperatura interna da colmeia mais estável, reduzindo a necessidade de gasto energético das abelhas para termorregulação. O uso de materiais com boas propriedades isolantes pode ajudar a minimizar as variações de temperatura interna, criando um ambiente mais confortável para as abelhas. A utilização de materiais reciclados ou recicláveis contribui para a redução de resíduos e a conservação de recursos naturais. Por exemplo, a madeira reciclada e os blocos de terra comprimida utilizam materiais que seriam descartados ou não são extraídos de novas fontes. Além do que, esses materiais têm uma pegada de carbono menor em comparação com materiais convencionais. Materiais sustentáveis são duráveis e resistentes, o que pode reduzir a necessidade de substituição frequente das colmeias, não só economizando recursos, mas também proporcionando um ambiente mais estável para as abelhas. A disponibilidade de materiais sustentáveis pode variar de acordo com a região, é importante considerar a acessibilidade dos materiais na área onde as colmeias serão instaladas. A integração de materiais sustentáveis com práticas de manejo apícola, como o uso de técnicas de apicultura orgânica e sustentável, pode criar um sistema mais holístico e benéfico para as abelhas e o meio ambiente. O uso de materiais sustentáveis para a construção de colmeias representa uma abordagem promissora para melhorar o conforto térmico das abelhas e promover práticas apícolas mais responsáveis ambientalmente. Embora existam desafios associados à implementação dessa abordagem, os benefícios potenciais para a saúde das abelhas e para o meio ambiente justificam o investimento em pesquisa, desenvolvimento e adoção de soluções inovadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nágela Maria Henrique Mascarenhas (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.