Perspectivas do bem-estar de abelhas sobre os cinco domínios físicos
Palavras-chave:
adaptação, Apis mellifera, semiáido.Resumo
Promover o bem-estar das abelhas é crucial para a saúde e a produtividade das colônias, bem como para a polinização e a biodiversidade em geral. Em regiões semiáridas envolve uma série de práticas e estratégias para garantir que a colônia possa prosperar em condições ambientais adversas. Levando em consideração os cinco domínios de bem-estar, sobre o domínio da nutrição deve-se disponibilizar uma variedade de flores nativas e de diferentes épocas do ano para garantir uma oferta contínua de néctar e pólen, nos períodos de escassez de alimentos, como durante o inverno ou em regiões áridas, forneça alimentação suplementar, como xaropes de açúcar ou suplementos de proteínas. O fornecimento de água provenientes de fontes limpa e acessível, como pequenos bebedouros ou recipientes com pedras para que as abelhas possam pousar sem se afogar, em períodos mais quentes, fazer uso de água para resfriar a colmeia por meio da evaporação. Com relação ao domínio do ambiente físico, o ideal é garantir que a colmeia tenha ventilação adequada para evitar o superaquecimento, em climas frios, assegure que as abelhas possam se aglomerar para gerar calor, utilizar materiais que ofereçam isolamento térmico adequado para proteger as abelhas das variações extremas de temperatura. Com relação ao domínio da saúde, realizar inspeções regulares para monitorar a saúde da colônia, verificar a presença de doenças e parasitas, e garantir que a colmeia esteja em boas condições, utilizar métodos naturais e orgânicos para controlar parasitas, como ácaros Varroa, e evitar o uso excessivo de pesticidas. Com relação ao domínio de interações comportamentais, seguir práticas de manejo que minimizem o estresse para as abelhas, como evitar a sobrecarga de colmeias e garantir que elas tenham acesso suficiente a alimentos e água, além de proporcionar refúgios e áreas de nidificação, como pilhas de madeira ou áreas de vegetação natural, para abelhas solitárias e outras espécies de abelhas além das Apis mellifera. Promover o bem-estar das abelhas envolve um esforço conjunto para criar e manter ambientes que suportem a saúde e a vitalidade das colônias, garantindo que elas possam desempenhar seu papel crucial na polinização e na manutenção da biodiversidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nágela Maria Henrique Mascarenhas (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.