Agressividade de abelhas: o que fazer para melhorar?
Palavras-chave:
agressão, comportamento negativo, estresse, fumigador.Resumo
As abelhas, comumente percebidas como agressivas, na verdade exibem agressão apenas quando provocadas ou defendendo sua colmeia. Embora a apicultura seja uma atividade emocionante e gratificante, às vezes também pode ser desafiadora, isso é especialmente verdade quando se lida com abelhas agressivas. O comportamento agressivo em abelhas pode ser causado por vários fatores, como genética, estressores ambientais e doenças. Quando as colmeias se tornam agressivas, isso representa um risco significativo para os apicultores, animais próximos e outras pessoas. Seu foco principal não é atacar, mas sim buscar néctar e pólen. O nível de agressão varia entre as espécies; por exemplo, as abelhas geralmente mostram agressão moderada, defendendo sua colmeia apenas quando necessário. As abelhas podem se tornar agressivas de tempos em tempos, mas geralmente há uma razão pela qual elas começam a voar em direção ao indivíduo que se aproxima da colmeia. Existem motivos para a exibição de tal comportamento. Dentre eles, a falta de alimentos disponíveis, as abelhas podem ficar agressivas se houver escassez de comida, se houver uma interrupção no fluxo de néctar, o mel pode se tornar escasso e mais precioso. Quando os apicultores se aproximam da colmeia, as abelhas podem ficar defensivas e agressivas enquanto tentam proteger o que resta de seus estoques. Outro problema que pode causar estresse as abelhas, é uma rainha desaparecida. A abelha rainha é o coração da colônia e é responsável por garantir a sobrevivência e o crescimento da colônia, sua ausência pode criar muito estresse e ansiedade entre as outras abelhas, resultando em uma variedade de comportamentos negativos. O uso incorreto de fumigadores também pode desencadear agressividade nas abelhas. O fumigador geralmente é utilizado para interromper o feromônio de alarme de suas abelhas, o que torna mais fácil para eles inspecionarem suas colmeias, no entanto, alguns apicultores, especialmente os novos ou inexperientes, usam muita ou pouca fumaça durante o processo, isso pode deixar as abelhas agitadas. O comportamento agressivo em colônias de abelhas pode ter várias causas, o apicultor deve prestar atenção aos sinais de agressão e identificar a causa subjacente para resolver o problema de forma eficaz. Falta de espaço, fatores ambientais, infestações de pragas e genética são causas comuns de agressão em colônias de abelhas. O manejo adequado das colônias de abelhas é crucial para manter um apiário saudável e produtivo, lidar com o comportamento agressivo em colônias de abelhas é um aspecto importante da apicultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nágela Maria Henrique Mascarenhas (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.