Atividades desenvolvidas durante estágio em laboratório de Apícola de Colégio Agrícola no Estado da Paraíba
Palavras-chave:
Apicultura, Alimentação artificial, Apis melliferaResumo
Sendo uma das atividades mais antiga da agropecuária, a apicultura envolve uma cadeia de produção diversificada para o homem do campo como o mel, geleia real, própolis, cera, pólen e apitoxina, além de sua maior contribuição a polinização para produção agrícola e preservação da mata nativa, baixa custo inicial. Diante das necessidades de conhecer e identificar os obstáculos e potencialidades do sistema de criação e manejo. Objetivou- se desenvolver métodos de manejo no setor apícola que contemplasse o ensino a e pesquisa na relação com as técnicas de manejo de criação. As atividades foram realizadas junto ao Laboratório Apícola do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” do Centro de Ciências, Humanas, Sociais e Agrarias, Campus III Bananeiras, Paraíba. Entre as diversas atividades foram realizadas a manutenção e segurança do Laboratório Apícola, como também revisão das colméias de Apis mellifera L. e a captura de exames passivos e ativos, os quais receberam alimentação artificial proteica. As atividades desenvolvidas no Setor Apícola demonstram a importância da vivência pratica para formação do profissional da área de agropecuária, tendo em vista os limites e obstáculos que podem ser sentidos de forma mais concreta, o que consequentemente permite o desenvolvimento criativo para tomada de medidas criativas e alternativas.
Referências
CARNETI, L. A. B. Relação teoria e prática no curso técnico em agropecuária do IFRS – Câmpus Sertão. In: Seminário Regional e Fórum de Educação no Campo. Seminário Regional de Educação no Campo, 1, 2013, Santa Maria. Anais... Universidade Federal de Santa Maria, 2013. p. 1-14.
SANTOS, C. S. dos; RIBEIRO, A. de S. Apicultura uma alternativa na busca do desenvolvimento sustentável. Revista Verde. v.4, n.3, p. 01 06- julho/setembro de 2009.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba. Apicultura Paraibana. João Pessoa, 2006.
WIESE, H., Apicultura- Novos Tempos. 2. Ed. Guaíba: Agrolivro, 2005. 378 p.: il
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.