Escrituração zootécnica em colmeias de Apis mellifera sob alimentação artificial em período de estiagem no Sertão Paraibano
Palavras-chave:
Apicultura, Manejo apícola, CaatingaResumo
A apicultura é caracterizada como a exploração racional de abelhas do gênero Apis, possibilitando com essa atividade a obtenção de bons resultados econômicos, ecológicos e sociais. Nos últimos anos, o Nordeste vem obtendo um grande êxito no desenvolvimento da apicultura, contudo sendo fundamental que se utilize de técnicas de manejo adequadas para que o apicultor venha a evitar perdas futuras. Nesse sentido, objetivou-se acompanhar por meio da escrituração zootécnica colmeias de Apis mellifera sob alimentação artificial em período de estiagem no Sertão paraibano. O presente trabalho foi realizado em apiário experimental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal, no período de 27 de agosto a 29 de setembro de 2016. O trabalho foi realizado através de coleta de dados com a utilização de fichas para escrituração zootécnica, com a inclusão de dados como: tamanho do enxame, reserva de alimento, postura da rainha, quantidade de mel pronto para ser colhidos, entre outras variáveis. As observações foram realizadas a cada 15 dia no final da tarde. Os resultados obtidos com a alimentação artificial contribuíram para o desenvolvimento do enxame. Sendo assim, observações simples seguidas de anotações podem facilitar o manejo e a tomada de decisão dos apicultores e assim evitar perda de enxames.Referências
AQUINO J. T. Apicultura No Semiárido Paraibano: Defensividade de Abelhas Africanizadas Com E Sem Alimentação Artificial. 2013. Dissertação (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) Universidade Federal de Campina Grande, Pombal. 2013.
BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Triunfo. Recife: CPRM, 2005. Disponível em: < http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/TRIU211.pdf > Acessado em: 18 de Setembro de 2016.
JEAN-PROST, P. Apicultura. Madrid, Ed. Mundi-Prensa,1981. 608 p.
PEREIRA, F. M. FREITAS, B. M. VIEIRA NETO, J. M. LOPES, M. T. R. BARBOSA, A. L. CAMARGO, R. C. R. Desenvolvimento de colônias de abelhas com diferentes alimentos proteicos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.41, n.1, p.1-7, 2006.
PEREIRA, F. M. FREITAS, B. M. VIEIRANETO, J. M. LOPES, M. T. R. BARBOSA, A. L. CAMARGO, R. C. R. RIBEIRO, V. Q. ROCHA, R. S. Efeito tóxico de alimentos alternativos para abelhas Apis mellifera. Ciência Rural, Santa Maria, v.37, n.2, p.533-538, 2007.
SILVA, E. M. S. da. Análise físico-química dos méis de abelhas (Apis mellifera e Melipona scutellaris) 2001, 38f. Monografia (Graduação em Zootecnia) Universidade Federal da Paraíba, Areia.2001.
SILVA, J. C. S. Escrituração zootécnica em colmeias de Apis mellífera sob alimentação artificial em período de estiagem no sertão paraibano. 2016. 22f. Monografia (Curso de Agronomia) Universidade Federal de Campina Grande, Pombal. 2016.
SOARES, A. E. E. Captura de enxames com caixas iscas e sua importância no melhoramento de abelhas africanizadas. Anais... Congresso Brasileiro de apicultura. Natal. 2004.
VIDAL, M. F. Efeitos da seca de 2012 sobre a apicultura nordestina, Informe Rural Etene Banco do Nordeste do Brasil S/A. ano VII, n.2, 2013. Disponível em: < http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/etene/etene/docs/ire_ano7_n2.pdf> Acesso em 15 nov. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 José Carlos Santos Silva et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.