ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Palavras-chave:
Prática de ensino. Estágio e formação. Docência.Resumo
O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Estadual João Suassuna no município de Catolé do Rocha/PB, no período de 15 de Setembro de 2014 a 10 de Outubro de 2014. As observações do estágio foram feitas na turma do 6º ano do ensino fundamental II, na disciplina de Ciências. O presente relato visa mostrar a importância do estágio supervisionado para o licenciado em Ciências Agrárias. Todos os ensinamentos adquiridos durante o processo da observação e desenvolvimento das atividades auxiliou na construção de conhecimentos e aprendizagens sobre a vida e o trabalho dos professores suas dificuldades e possibilidades. Proporcionando dessa forma momentos a qual pudemos conhecer a escola, compreender as características suas possibilidades, vantagens e como ela se organiza pedagógica e administrativamente, atuando de forma indispensável na vivência profissional de todos os alunos de cursos de licenciatura. Com isso fica clara a importância desta atividade, que traz imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e principalmente para o estagiário, não há dúvida de que o Estágio Supervisionado, realizado em escolas de ensino é uma oportunidade para os licenciados conhecerem melhor sua área de atuação.Referências
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, p.1-62, 2012.
FÁVERO, M. L. A. Universidade e Estágio Curricular: subsídios para discussão. In: ALVES, Nilda (org.) Formação de Professores - Pensar e Fazer. São Paulo: Coleção Questões de Nossa Época, v.1, p.53-71, 2001.
FRANCISCO, C. M.; PEREIRA, A. S. Supervisão e Sucesso do desempenho do aluno no estágio, 2004. Disponível em <http://www.efdeportes.com/efd69/aluno.htm>. Acesso em 08 Out. 2014.
GHEDIN, E. ; ALMEIDA, M. I.; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e
descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008, 142p.
KRUG, H. N. Ensino reflexivo: uma alternativa para a Prática de Ensino e para a formação profissional em Educação Física. In: KRUG, H. N. (Org). Formação de professores reflexivos: ensaios e experiências. Santa Maria: O Autor. p.33-42, 2001.
LOMBARDI, R. F. Formação Inicial: Uma observação da prática docente por discurso de alunos estagiários do curso de Letra, 2005. Disponível em <http://www.congresso/ed2005. puc.c/pdf/ferreira%20lombardi.pdf>. Acesso em 16 Set. 2014.
LINHARES, P. C. A.; IRINEU T. H. S.; SILVA, J. N.; FIGUEREDO, J. P.; SOUSA, P. A Importância da Escola, Aluno, Estágio Supervisionado e Todo o Processo Educacional na Formação Inicial do Professor. Revistas UFG, v.4, p.115-127, 2014.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da Docência; Professores formadores. Revista E- Curriculum. São Paulo, v.1, p.5-12, 2005.
ROERCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. – 2º ed. - São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, S. A. P. S. Estágios Curriculares na Formação de Professores de Educação Física: o Ideal, o Real e o Possível. Revista Digital. Buenos Aires, v.10, p.3-5, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.