ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Authors

  • Joilma Maria de Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Lisiane Lucena Bezerra Universidade Estadual da Paraíba
  • Alane Rayane Sales Universidade Estadual da Paraíba
  • Dalila Regina Mota de Melo Universidade Estadual da Paraíba

Keywords:

Prática de ensino. Estágio e formação. Docência.

Abstract

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Estadual João Suassuna no município de Catolé do Rocha/PB, no período de 15 de Setembro de 2014 a 10 de Outubro de 2014. As observações do estágio foram feitas na turma do 6º ano do ensino fundamental II, na disciplina de Ciências. O presente relato visa mostrar a importância do estágio supervisionado para o licenciado em Ciências Agrárias. Todos os ensinamentos adquiridos durante o processo da observação e desenvolvimento das atividades auxiliou na construção de conhecimentos e aprendizagens sobre a vida e o trabalho dos professores suas dificuldades e possibilidades. Proporcionando dessa forma momentos a qual pudemos conhecer a escola, compreender as características suas possibilidades, vantagens e como ela se organiza pedagógica e administrativamente, atuando de forma indispensável na vivência profissional de todos os alunos de cursos de licenciatura. Com isso fica clara a importância desta atividade, que traz imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e principalmente para o estagiário, não há dúvida de que o Estágio Supervisionado, realizado em escolas de ensino é uma oportunidade para os licenciados conhecerem melhor sua área de atuação.

Author Biography

Joilma Maria de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciada em Ciências Agrárias, pela Universidade Estadual da Paraíba.

References

CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, p.1-62, 2012.

FÁVERO, M. L. A. Universidade e Estágio Curricular: subsídios para discussão. In: ALVES, Nilda (org.) Formação de Professores - Pensar e Fazer. São Paulo: Coleção Questões de Nossa Época, v.1, p.53-71, 2001.

FRANCISCO, C. M.; PEREIRA, A. S. Supervisão e Sucesso do desempenho do aluno no estágio, 2004. Disponível em <http://www.efdeportes.com/efd69/aluno.htm>. Acesso em 08 Out. 2014.

GHEDIN, E. ; ALMEIDA, M. I.; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e

descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008, 142p.

KRUG, H. N. Ensino reflexivo: uma alternativa para a Prática de Ensino e para a formação profissional em Educação Física. In: KRUG, H. N. (Org). Formação de professores reflexivos: ensaios e experiências. Santa Maria: O Autor. p.33-42, 2001.

LOMBARDI, R. F. Formação Inicial: Uma observação da prática docente por discurso de alunos estagiários do curso de Letra, 2005. Disponível em <http://www.congresso/ed2005. puc.c/pdf/ferreira%20lombardi.pdf>. Acesso em 16 Set. 2014.

LINHARES, P. C. A.; IRINEU T. H. S.; SILVA, J. N.; FIGUEREDO, J. P.; SOUSA, P. A Importância da Escola, Aluno, Estágio Supervisionado e Todo o Processo Educacional na Formação Inicial do Professor. Revistas UFG, v.4, p.115-127, 2014.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da Docência; Professores formadores. Revista E- Curriculum. São Paulo, v.1, p.5-12, 2005.

ROERCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. – 2º ed. - São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, S. A. P. S. Estágios Curriculares na Formação de Professores de Educação Física: o Ideal, o Real e o Possível. Revista Digital. Buenos Aires, v.10, p.3-5, 2005.

Published

2018-08-22

How to Cite

Souza, J. M. de, Bezerra, L. L., Sales, A. R., & Melo, D. R. M. de. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(5), 01–05. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5641

Issue

Section

VIII Semana de Licenciatura em Ciências Agrárias

Most read articles by the same author(s)