EXTRAÇÃO DE METAIS A PARTIR DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS: EXTRAÇÃO MANUAL DO OURO PRESENTE EM COMPONENTES DE COMPUTADORES.
Resumo
A necessidade de trabalhar uma problemática que faz parte da vida de todas as pessoas e relatar os cuidados com o meio ambiente, impulsionou a criação do programa/projetos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) resíduos eletrônicos, o qual tem como objetivo principal contribuir para reduzir os resíduos eletrônicos de Cajazeiras/PB e região, mostrando que mesmo na sociedade capitalista e consumista atual é possível diminuir o descarte incorreto dos resíduos eletrônicos e/ou fazer um reuso desses materiais. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar métodos para extrair ouro presente em componentes de computadores, pesquisados como atividade do programa 3Rs. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, aplicada e quali-quantitativa. Através dela usando de materiais simples e de uma demanda significativa de tempo conclui-se que é possível descartar esses resíduos sem a presença de metais como o ouro que prejudicam o ambiente e os seres vivos em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.