O LÚDICO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA
Resumo
Ao levarmos em conta o ensino de Química, várias estratégias metodológicas têm sido propostas visando contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, dentre elas, o uso de atividades lúdicas, que ainda é uma ferramenta que ocasiona inúmeras desconfianças por parte da comunidade escolar referente a esta estratégia empregada. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a possibilidade de o professor de Química aliar o uso dos jogos ao cotidiano das suas aulas auxiliando a aprendizagem ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. Para tanto, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo. As discussões acerca do lúdico, e no caso, os jogos no ensino, ainda carregam alguns obstáculos quanto a sua utilização. É comum que os alunos apontem o estudo como uma atividade obrigatória, principalmente, no que diz respeito às aulas de Química, contudo, ao optar por melhorias no ensino, o professor pode explorar campos desconhecidos, e nesse ínterim, as atividades lúdicas se apresentam como sendo prazerosa, divertida, livre e voluntária, com normas explícitas e implícitas, aspecto que pode tornar o ensino mais interessante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.