O LÚDICO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA
Resumen
Ao levarmos em conta o ensino de Química, várias estratégias metodológicas têm sido propostas visando contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, dentre elas, o uso de atividades lúdicas, que ainda é uma ferramenta que ocasiona inúmeras desconfianças por parte da comunidade escolar referente a esta estratégia empregada. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a possibilidade de o professor de Química aliar o uso dos jogos ao cotidiano das suas aulas auxiliando a aprendizagem ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. Para tanto, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo. As discussões acerca do lúdico, e no caso, os jogos no ensino, ainda carregam alguns obstáculos quanto a sua utilização. É comum que os alunos apontem o estudo como uma atividade obrigatória, principalmente, no que diz respeito às aulas de Química, contudo, ao optar por melhorias no ensino, o professor pode explorar campos desconhecidos, e nesse ínterim, as atividades lúdicas se apresentam como sendo prazerosa, divertida, livre e voluntária, com normas explícitas e implícitas, aspecto que pode tornar o ensino mais interessante.
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