Banco de Proteína: Fortalecimento da Agricultura Familiar na Comunidade do Amaragi no Município de Lagoa Seca-ParaíbaMunicípio de Lagoa Seca/PB
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6990Palavras-chave:
Banco de proteína, Extensão rural, Alimentação animal.Resumo
O presente trabalho visa relatar a experiência do projeto de extensão rural para os alunos da Universidade Estadual da Paraíba - Campus II, tendo por objetivo de contribuir com a implantação de um banco de proteína com leguminosas adaptadas as diferentes condições edafoclimáticas, no intuito de fortalecer a agricultura familiar na comunidade Amaragi, localizado na Zona Rural de Lagoa Seca/PB. Foram realizadas visitas de campo nas quais executaram a capina e o coroamento das leguminas com cobertura morta do banco de proteína já implantado na comunidade. As vivências das atividades contribuíram para a aprendizagem dos alunos envolvidos e no desenvolvimento sustentável da comunidade, bem como o fortalecimento da agricultura agroecológica da comunidade.Referências
AZEVEDO, R. L.; RIBEIRO, G. T.; AZEVEDO, C. L. L. Feijão-guandu: uma planta multiúso. Revista da Fapese, v. 3, n. 2, p. 81-86, 2007.
BARCELLOS, A. O.; ANDRADE, R. P.; ZOBY, J. L. F.; VILELA, L. Bancos de proteína de Stylosanthes guianensis cv Mineirao: maneira simples de baixo custo para fornecer proteína ao gado na seca. Embrapa Cerrados-Circular Técnica (INFOTECA-E), 2001.
GONÇALVES, F. G. Produção e composição do leite de vacas suplementadas em banco de proteínas composto pela Stylosanthes guianensis cv. BRS Bela. 2017. 36p. Monografia (Curso de Medicina Veterinária) – Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasilia, Brasilia 2017.
MOREIRA, J. N.; BRANDAO, W. N.; CORREIA, R. C. Gliricídia: Banco de Proteína para a Suplementação de Caprinos e Ovinos no Período Seco do Ano. 2015. Disponível em <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca /handle/doc/1017070>. Acesso em: 19 de set 2019.
VOLPE, E.; CARDOSO, S. Bancos de Proteína para a pecuária leiteira. Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer – Cepaer – Campo Grande-MS, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.