A importância da água: ação educativa em uma escola do ensino fundamental na Vila Florestal em Lagoa Seca - Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6939Palavras-chave:
Educação ambiental, Recursos hídricos, Conservação da água.Resumo
Atualmente, os assuntos referentes sobre o uso consciente da água e a preservação do meio ambiente se tornaram uma preocupação mundial, por isso, é necessário discussões sobre essas práticas no âmbito escolar. Este relato de experiência descreve uma ação educativa com os alunos do 4° ano na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Sebastião, localizado na Vila Florestal – Zona Rural de Lagoa Seca/PB, com faixa etária de 08 anos, no qual aborda o quanto é prejudicial para a sociedade o desperdício de água. Este relato teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância do uso consciente da água. As atividades foram divididas em três etapas, onde foram expostos vídeos falando sobre o referido tema; foi discutido a importância da água e o desperdício constante dela; também foi feito uma dinâmica junto com os alunos com uma garrafa pet e no final da ação foi entregue uma lembrança para cada aluno. Compreendemos que a água é um recurso indispensável para a sobrevivência de todos os seres vivos, por isso, este trabalho constitui uma via para se pensar em alternativas de inclusão da discussão sobre a água no ambiente escolar.Referências
ESTENDER, Antonio Carlos et al. Conservação e uso racional da água: novos hábitos para evitar a escassez dos recursos hídricos. Revista de Administração do Unisal, [S.l.], v. 5, n. 7, jun. 2015. ISSN 1806-5961. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/RevAdministracao/article/view/393>. Acesso em: 14 jul. 2019.
FREITAS, N. T. A.; MARIN, F. A. D. G. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS. Nuances: estudos sobre Educação, [s.l.], v. 26, p.234-253, 26 maio 2015. Nuances Estudos Sobre Educação.
GOMES, J. C. B.; GOMES, G. De S. Relatos de uma experiência construtiva, o projeto “água um bem precioso: da poluição a preservação e utilização consciente.” In: III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos, 2018, Campina Grande: realize, 2018. V.1.
LAGES, L. M. P.; LUCENA, J. M.; CAMAROTTI, M. F. ALÉM DA SALA DE AULA: Desenvolvendo ações práticas educativas em uma perspectiva para educação ambiental no ensino de ciências. In: I Congresso Nacional De Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande - PB. Anais do CONAPESC, 2016.
MORAES, F. E. A.; SILVA, L. M. da; SOUZA, T. Z. de. O consumo consciente de água: uma experiência a partir da iniciação científica. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [s.l.], v. 13, n. 5, p.114-128, 19 dez. 2017. ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.