Perdas pós-colheita de hortaliças: Pontos críticos e avaliação de impacto econômico
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6980Palavras-chave:
Pós-colheita, Hortaliças, Cadeia produtiva.Resumo
As perdas pós-colheitas geram graves consequências econômicas e sociais para os produtores. O presente trabalho teve por objetivo avaliar as perdas pós-colheitas de hortaliças e seus pontos críticos. Foram realizadas entrevistas com os produtores de hortaliças da Zona Rural do município de Lagoa Seca/PB. Com as informações obtidas foram realizadas prognostico das características individuais de todos os envolvidos na cadeia produtiva dessas hortaliças. Para a caracterização e quantificação das perdas, foram monitoradas as etapas da cadeia produtiva local. Para isso, foram feitas visitas coincidentes com os dias de colheitas e comercialização nas propriedades selecionadas. Todos os produtores pesquisados apresentam dependência total da pluviosidade e de sistemas pouco eficazes de armazenamento de água. Portanto, devem ser empregadas tecnologias de baixo custo, que visam aumentar a capacidade de armazenamento de água para diminuir as perdas de produção.Referências
CENCI, S.A. Perdas pós-colheita de Frutos e Hortaliças. EMBRAPA/CTAA, Rio de Janeiro 2000.
CHITARRA, M. I. F.; CHITARRA, A. B. Pós-colheita de frutos e hortaliças: fisiologia e manuseio. 2. ed. rev. e ampl. Lavras: UFLA, 2005.
FRAZIER, W. C. Microbiologia de losalimentos. 4. ed. Zaragoza: Acribia. 1992.522p.
GULLINO, M. L. Lotta, Biologica a funghiagenti di marciumidellafrutta in post-racolta. InformatoreFitopatologico, bologna, v.4, p 32-35, 1999.
KAYS, S. J. Postharvest Physiology of Perishable Plant Products. Athens: Exon Press, 1997. 532 p.
LANA, M.M.; BARROS, D.; MOITA, A.W. et al. Níveis de perdas pós-colheita de cenoura, tomate e pimentão em supermercados da rede varejista do Distrito Federal. Embrapa Hortaliças. (Relatório de pesquisa). 2000. 21p.
RIBEIRO, C.G. Entidades agem no combate a fome e ao desperdício de alimentos. Aprendiz, 19 out. 2002. Disponível em Acessado em: 20 julho de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.