A PROBLEMÁTICA DAS RELAÇÕES VIRTUAIS DE CONSUMO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
Resumo
O presente estudo intenta conduzir uma análise acerca das questões atinentes ao Direito do Consumidor após o advento do comércio eletrônico. Hodiernamente, o panorama mercadológico dos negócios tornou-se alvo de mudanças substanciais, pontualmente relacionadas ao constante desenvolvimento e à gradual difusão das tecnologias da informação e comunicação, bem como de ambientes propícios à troca de dados. Sobre tal conjuntura, a segurança jurídica do ambiente eletrônico vem sendo protagonista de contínuos debates, que, por sua vez, pretendem localizar novos meios de garantir a plena efetivação dos direitos do consumidor perante as relações de consumo identificadas no ambiente virtual. Sob esse viés, procurou-se evidenciar pontos de indubitável notoriedade quanto à regulamentação dessa nova modalidade de comércio e seus aspectos proeminentes. Desse modo, a pesquisa vale-se de uma revisão bibliográfica acerca dos aspectos gerais e principiológicos do Direito do Consumidor, da legislação brasileira pertinente e de posicionamentos de autores consagrados, dispondo, ainda, de certos dados estatísticos a respeito da atual situação do e-commerce no Brasil. Isso posto, tem-se à disposição os parâmetros teóricos e metodológicos da análise, em prol da elucidação das questões referentes à temática do consumidor e, principalmente, aos conteúdos que caracterizam a regulamentação do comércio eletrônico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.