CRISE NA VENEZUELA E INTERVENÇÃO MILITAR ESTRANGEIRA: OS LIMITES ENTRE SOBERANIA NACIONAL E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Resumo
Tendo em vista a atual crise enfrentada pela Venezuela, o presente artigo tem como objetivo principal compreender os limites entre a soberania e o atentado aos direitos humanos, analisando o desenvolvimento da crise política no país e o impasse para a reconstrução da democracia venezuelana. A pesquisa foi possível devido à utilização do método de abordagem hipotético-dedutivo, com procedimentos históricos e estatísticos, de profundidade qualitativa e explicativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias. Dessa maneira, observou-se a evolução da crise no país, pela análise histórica dos governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, seu sucessor, bem como a as medidas que fizeram emergir a instabilidade no Estado venezuelano. Além disso, foram percebidos os anseios de outros países em uma possível intervenção militar no território, destacando-se o Conselho de Segurança da ONU, bem como as dificuldades para o restabelecimento da democracia na Venezuela. Concluiu-se, a partir disso, que os diversos Estados têm interesses econômicos e políticos no país, mas não reais preocupações com a população, que mais sofre com a crise estabelecida na nação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.