AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI ESTADUAL Nº 11.140 DE 08 DE JULHO DE 2018: Código de Bem-estar Animal da Paraíba
Resumo
O presente estudo teve o objetivo de analisar os fundamentos utilizados para concessão das medidas cautelares junto a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) da Lei Estadual nº 11.140 de 08 de julho de 2018 pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, assim como, comparar os argumentos encontrados com aqueles da concessão de liminar pelo STF (Supremo Tribunal Federal) junto a ADIn 6071 – PB. Para tanto, anotações foram feitas após a leitura de cada uma das decisões e as semelhanças e diferenças entre os fundamentos utilizados em ambas as ações. Pareceu existir uma certa sobreposição entre as fundamentações das decisões no Tribunal de Justiça local e na Suprema Corte. Os parâmetros utilizados em ambas foram uma nota técnica do Ministério da Agricultura, alguns dispositivos constitucionais e a lei da Política Agrícola Nacional, não sendo utilizada a constituição do estado da Paraíba como parâmetro. Em sua decisão, o STF entendeu que o referido artigo apresenta inconstitucionalidade por invasão da competência da união para editar normas para produção, consumo e proteção ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.