CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E MORFOCULTURAL DE ISOLADOS DE Colletotrichum ASSOCIADOS A ANTRACNOSE DO MARACUJAZEIRO NO BRASIL
Palavras-chave:
Cosmopolita, multi-locus, PassifloraceaeResumo
O gênero Colletotrichum é cosmopolita e tem sido considerado um dos patógenos fúngicos mais importantes do mundo. A antracnose é a principal doença causada pelas espécies deste gênero e ocorre sobre uma vasta gama de hospedeiros. Em espécies da família Passifloraceae a doença causa sérios problemas na produtividade, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Dentre as patologias que afetam a cultura do maracujazeiro, a antracnose é a principal doença acarretando grandes prejuízos socioeconômicos no nordeste brasileiro, no entanto, pouco se sabe sobre a etiologia da doença no Brasil. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar espécies do gênero Colletotrichum que infectam maracujazeiros. Isolados fúngicos de Colletotrichum foram obtidos através de isolamento indireto de folhas de maracujazeiros comerciais com sintomas típicos de antracnose coletados no estado de Alagoas. A caracterização molecular de dezessete isolados foi realizada com base nas sequências do gene gliceraldeído-3 fosfato desidrogenase (GAPDH). Sequências consenso dos isolados foram comparadas com as sequências depositadas no GenBank e uma árvore filogenética baseada no método de inferência bayesiana foi construída para identificação preliminar das espécies de Colletotrichum. A caracterização cultural foi realizada mediante a mensuração do crescimento micelial e avaliação do aspecto das colônias dos isolados a 25°C em meio BDA sintético. A caracterização morfológica foi realizada através de medições de 50 conídios e apressórios. As características das colônias mostraram-se heterogêneas sendo a cor branca predominante entre os isolados observados. Os valores médios do comprimento e largura de conídios e apressórios foram semelhantes às características do gênero Colletotrichum. Os resultados moleculares e morfoculturais indicam que espécies pertencentes ao complexo gloeosporioides, boninense, orchidearum e magnum estão associadas à doença antracnose em maracujazeiro no Brasil, sendo necessários estudos futuros com a utilização de outras regiões genômicas para identificação precisa das espécies.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.